Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Clecya das Neves Silva-
dc.date.accessioned2019-05-28T16:37:01Z-
dc.date.available2013-10-30-
dc.date.available2019-05-28T16:37:01Z-
dc.date.issued2013-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14486-
dc.description.abstractOur research aims to offer some suggestions for teaching the teacher may merge feature additional games as exercise, or the construction of knowledge, the students in the fundamental operations of addition and subtraction with integers. For this we conducted a descriptive and qualitative nature of our theoretical addressed, among many authors, Rego and Rego (2000), Borin (1998), Nachmonovitch (1993). The cited authors advocate the use of the game in elementary school. We also describe the experience of Supervised III course offered by the Federal University of Paraíba, Campus IV North Coast. The experience was of great importance because, from it, we reflect on how to captivate students by offering an alternative approach to traditional teaching, this point has become the goal of our third chapter of this research. We also suggested some didactic approaches involving games with the goal of working addition and subtraction of natural numbers and conclude our research leaving open possibilities for future work regarding experience teaching suggestions for us prepared.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-28T16:37:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CNSR30102013.pdf: 491805 bytes, checksum: 228e739b3466dc36550ed5999442e3a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T16:37:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CNSR30102013.pdf: 491805 bytes, checksum: 228e739b3466dc36550ed5999442e3a2 (MD5) Previous issue date: 2013-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros naturaispt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectNatural numberspt_BR
dc.titleSugestões didáticas com jogos no ensino das operações de adição e subtração com números naturaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoNossa pesquisa tem como objetivo ofertar algumas sugestões didáticas para que o professor possa mesclar os jogos como recurso suplementar ao exercício, ou a construção de conhecimento, dos alunos nas operações fundamentais de adição e subtração com números naturais. Para isso realizamos uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e nossa fundamentação teórica abordou, entre tantos autores, Rêgo e Rêgo (2000), Borin (1998), Nachmonovitch (1993). Os autores citados defendem o uso do jogo no Ensino Fundamental. Também descrevemos a experiência de Estágio Supervisionado III, disciplina ofertada pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte. A experiência foi de grande importância porque, a partir dela, pudemos refletir sobre como cativar os alunos oferecendo uma metodologia alternativa ao ensino tradicional, esse ponto tornou-se o objetivo de nosso terceiro capitulo da presente pesquisa. Ainda sugerimos algumas abordagens didáticas que envolvesse jogos com o objetivo de trabalhar adição e subtração de números naturais e concluímos nossa pesquisa deixando aberta possibilidades de futuros trabalhos no que tange vivenciar as sugestões didáticas por nós elaboradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNSR30102013.pdf480,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons