Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elizangela Mario da-
dc.date.accessioned2019-05-28T17:03:27Z-
dc.date.available2013-05-02-
dc.date.available2019-05-28T17:03:27Z-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14487-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the resource has been approached from the use of games in the collections of Mathematics textbooks adopted by private and public schools in the city of Jacaraú-PB. The research was done through the analysis of two collections, The Conquest of Mathematics, adopted in public schools and Positive Learning System, adopted in private. We as a theoretical Lopes (2005), Ribeiro (2009), Kishimoto (2009), Grando (2000), Muniz (2010) among others, in addition to the National Curriculum Mathematics Elementary and PNLD (2011). In the collections we survey found many mathematical games, both in the textbook as guidelines for the teacher. However, to conclude the analysis we find that the collection Conquest of mathematics still leaves much to be desired, since many of the games found only appear as motivating factors, ie, the games are not context with the content covered. Already Collection Education System Positive few games back, but they actually appear with the intention of bringing the student to develop their skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-28T17:03:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMS02052013.pdf: 3312309 bytes, checksum: d8e06ce0d7ac26fcb507a87d06bb8879 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T17:03:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMS02052013.pdf: 3312309 bytes, checksum: d8e06ce0d7ac26fcb507a87d06bb8879 (MD5) Previous issue date: 2013-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.titleA utilização dos jogos no ensino de matemática: uma análise dos livros didáticos adotados no Município de Jacaraú - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como vem sendo abordado o recurso da utilização dos jogos nas coleções de livros didáticos de Matemática adotados pelas escolas públicas e privada do município de Jacaraú-PB. A pesquisa se deu por meio da análise de duas coleções, A Conquista da Matemática, adotada na rede pública de ensino e o Sistema de Ensino Positivo, adotada na rede privada. Tivemos como referencial teórico Lopes (2005), Ribeiro (2009), Kishimoto (2009), Grando (2000), Muniz (2010) entre outros autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental e do PNLD (2011). Nas coleções em que pesquisamos encontramos diversos jogos matemáticos, tanto no livro didático como nas orientações para o professor. No entanto, ao concluirmos a análise verificamos que a coleção A Conquista da Matemática ainda deixa muito a desejar, pois, muitos dos jogos encontrados aparecem apenas como elementos motivadores, ou seja, os jogos não estão contextualizados com os conteúdos abordados. Já a coleção Sistema de Ensino Positivo trás poucos jogos, mas eles aparecem realmente com a intenção de levar o aluno a desenvolver suas habilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMS02052013.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons