Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Jaênia Silva Nascimento de-
dc.date.accessioned2019-05-28T18:06:02Z-
dc.date.available2013-04-17-
dc.date.available2019-05-28T18:06:02Z-
dc.date.issued2013-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14490-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the main students' conceptions of the ninth year of elementary school of public schools of Mamanguape, Paraiba, in relation to the study of algebra. As a basis for the study adopted as the main theoretical Usiskin (1995), Rêgo (2009), among other authors, and official documents: Brazil (1998) and Paraíba (2010), as well as the words of the elementary school that serveth as a basis for assess students' skills at the end of the school years of basic education. The research was conducted with 89 students from three classes in three public schools in Mamanguape-PB. The research methodology was characterized as a descriptive and exploratory case study with one simple interaction data. For this we adopted as the main instruments of research a semi-structured questionnaire applied to teachers and students of schools and observed a structured interview applied to the three teachers investigated. The study was conducted from November to December 2012. As a result we have that the main conceptions of students about the issue of basic algebra concepts involving the three elementary school was satisfactory, given that these students had a good understanding with regard to thematic evaluated. The survey also highlighted the need to discuss the initial and continuing training of teachers of mathematics, a fact that deserves attention throughout the scientific community.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-28T18:06:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSNM17042013.pdf: 1998331 bytes, checksum: b76bb60b6b5459137fcc41798855513b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T18:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSNM17042013.pdf: 1998331 bytes, checksum: b76bb60b6b5459137fcc41798855513b (MD5) Previous issue date: 2013-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary)pt_BR
dc.titleConcepções da álgebra no ensino fundamental: o caso de Mamanguape - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as principais concepções dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Mamanguape, Paraíba, com relação ao estudo da Álgebra. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Usiskin (1995), Rêgo (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (1998) e Paraíba (2010), bem como os Descritores do Ensino Fundamental que servem como base para avaliarmos as habilidades dos estudantes ao final dos anos de escolaridade da Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida com 89 discentes de três turmas em três escolas públicas do município de Mamanguape-PB. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo e exploratório do tipo estudo de caso simples com única interação de dados. Para isso adotamos como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes e docentes das escolas observadas e uma entrevista estruturada aplicada aos três professores investigados. O estudo foi realizado no período de novembro a dezembro de 2012. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática dos conhecimentos básicos da álgebra nas três concepções que envolvem o Ensino Fundamental foi considerada satisfatória, tendo em vista que esses estudantes apresentaram um bom entendimento com relação à temática avaliada. A pesquisa também evidenciou a necessidade de discutirmos a formação inicial e continuada dos professores de matemática, fato este que merece atenção de toda comunidade científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSNM17042013.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons