Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Marcelo Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-05-28T19:12:14Z-
dc.date.available2013-09-01-
dc.date.available2019-05-28T19:12:14Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14492-
dc.description.abstractThis research aimed to highlight the profile of the current high school student of Youth and Adults - EJA, in the municipality of Rio Tinto - Paraíba. As a basis for the study adopted as the main theoretical Coriat (1997), Cunha (1999), Gil (2011), and Gadotti Romao (2006), among other authors, and official documents: Brazil Federal Constitution (1988) and the Law of Guidelines and Bases of National Education (BRAZIL, 1971, 1996). The research was conducted with 62 students from six classes of high school EJA two public schools in the municipality of Rio Tinto - PB. The research methodology was characterized as a descriptive study about the objectives and a case study where simple analysis and data acquisition. To adopt this as the primary research instrument, a semi-structured questionnaire applied to students of the schools surveyed. The study was conducted during the month of June 2013. As a result it has the profile of adult education high school students today is composed of seventeen to thirty years of age, male and female, who have a family income at or below minimum wage and do not aspire to continue in studies, only receive a high school diploma. As for mathematical realize they have a low level of education in mathematics, a fact that undertake the following years, since these are of fundamental knowledge for this science. The survey also highlighted the need for greater attention to EJA schools investigated as well as the others who adopt this mode of education in our state.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-28T19:12:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVG01092013.pdf: 835828 bytes, checksum: 0bc788b6fa0c7bdb127801d1f946050e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T19:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVG01092013.pdf: 835828 bytes, checksum: 0bc788b6fa0c7bdb127801d1f946050e (MD5) Previous issue date: 2013-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMathematics (High school)pt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.titleUm perfil da educação de jovens e adultos na matemática do ensino médio: como estamos no Município de Rio Tinto – Paraíba?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal evidenciar o perfil do atual estudante do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no município de Rio Tinto – Paraíba. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Coriat (1997), Cunha (1999), Gil (2011), Gadotti e Romão (2006), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil Constituição Federal(1988) e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1971; 1996). A pesquisa foi desenvolvida com 62 alunos pertencentes a seis turmas do Ensino Médio da EJA de duas escolas públicas estaduais no município de Rio Tinto – PB. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo quanto aos objetivos e um estudo de caso simples quando à análise e aquisição dos dados. Para isso adotamos como principal instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos estudantes das escolas investigadas. O estudo foi realizado durante o mês de junho de 2013. Como resultado tem-se que o perfil da EJA do Ensino Médio hoje é composto por alunos de dezessete a trinta anos de idade; do sexo masculino e feminino; que possuem uma renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e que não almejam prosseguir nos estudos, apenas receber o diploma escolar. Quanto aos conhecimentos matemáticos percebemos que possuem um baixo nível de escolaridade na matemática, fato que comprometem os anos seguintes, pois se tratam de conhecimentos fundamentais para esta ciência. A pesquisa também evidenciou a necessidade de uma maior atenção a modalidade EJA nas escolas investigadas assim como nas demais que adotam esta modalidade de ensino em nosso Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVG01092013.pdf816,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons