Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Marisa Pessoa da Silva de-
dc.date.accessioned2019-05-29T10:51:58Z-
dc.date.available2013-04-02-
dc.date.available2019-05-29T10:51:58Z-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14497-
dc.description.abstractThis study aims to identify the conception of mathematics teachers of the final years of elementary school in Rio Tinto - PB on the use of games as a methodology. So, it was developed and applied a questionnaire to obtain information on using this resource as teaching methodology and what difficulties are faced by teachers in the insert games in their teaching practice. The questionnaires were applied with eleven teachers who teach in two schools of Rio Tinto, one municipal and one private. An analysis of data collected show that we could verify the use of this resource by teachers is still small, many teachers argue the difficulties faced by the school's lack of encouragement, lack of the same structure, lack of time to prepare lessons and it includes this feature, especially in the absence of their training teaching methodologies that addresses the use of games and manipulative materials in the school curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-29T10:51:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPSM02042013.pdf: 1137906 bytes, checksum: 162c6a4840e1c7460c51793cc6a89ead (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-29T10:51:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPSM02042013.pdf: 1137906 bytes, checksum: 162c6a4840e1c7460c51793cc6a89ead (MD5) Previous issue date: 2013-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.titleA concepção da utilização da metodologia de jogos na sala de aula por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental no Município de Rio Tinto – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar a concepção dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental no município de Rio Tinto – PB, acerca da utilização de jogos como recurso metodológico. Para tal foi elaborado e aplicado um questionário a fim de obtermos informações sobre a utilização desse recurso como metodologia de ensino e quais dificuldades enfrentadas pelos professores em inserir a utilização de jogos na sua prática docente. Os questionários foram aplicados com onze professores que lecionam em duas escolas do município de Rio Tinto, uma municipal e outra privada. Foi feita uma análise através dos dados coletados onde pudemos verificar que a utilização deste recurso pelos professores ainda é pequeno, muitos alegam as dificuldades enfrentadas por falta de incentivo da escola, falta de estrutura das mesmas, falta de tempo para preparar as aulas e incluir esse recurso, e principalmente a ausência em sua formação de metodologias de ensino que contemple a utilização dos jogos e dos materiais manipulativos no currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPSM02042013.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons