Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ozane de Azevedo Soares da-
dc.date.accessioned2019-05-29T11:37:03Z-
dc.date.available2019-05-29-
dc.date.available2019-05-29T11:37:03Z-
dc.date.issued2013-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14498-
dc.description.abstractThe research aimed to investigate the contributions and limitations to the use of games in the perspective of resolutions problems in mathematics classes can bring to the teaching of Integers. To support our work, we use as theoretical framework the National Curriculum Parameters (PCN) and authors like Grando (2000), Kishimoto(2009), Rego and Rego (1997), Ribeiro (2008) and Smole (2007). The research was conducted for 14 hours of lessons in a class of 9th grade of elementary school to a public school. The research methodology that guided our work was action research as a tool used a questionnaire with closed questions to identify the profile of the students, a diagnostic assessment to determine which students' difficulties to solve integer operations and applied a didactic sequence involving games and problem solving. The results obtained showed that the application of game activities with a view to resolutions of problems in the study Integer possible context for developing concepts, procedures and mathematical skills and not just application of previously acquired knowledge, but in challenging situations to develop different coping strategies and gives meaning to the content studied. Consolidating thus the use of the game as a viable proposal for a better development of teaching and learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-29T11:37:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OASS29052019.pdf: 1250175 bytes, checksum: 1ee77f3e76e291cc3f59cb930886ec35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-29T11:37:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OASS29052019.pdf: 1250175 bytes, checksum: 1ee77f3e76e291cc3f59cb930886ec35 (MD5) Previous issue date: 2013-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectWhole numberspt_BR
dc.titleA utilização de jogos na perspectiva de resolução de problemas: um dos caminhos para aprendizagem de números inteirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e limitações que a utilização de jogos na perspectiva de resolução de problemas nas aulas de Matemática pode trazer ao processo de ensino dos Números Inteiros. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e autores como Grando (2000), Kishimoto (2009), Rêgo e Rêgo (1997), Ribeiro (2008) e Smole (2007). A pesquisa foi desenvolvida durante 14 horas-aula numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. A metodologia de pesquisa que norteou nosso trabalho foi pesquisa-ação, como instrumento utilizamos um questionário com perguntas fechadas para identificarmos o perfil dos alunos, uma avaliação diagnóstica para verificar quais as dificuldades dos alunos para resolver operações com números inteiros e aplicamos uma sequência didática envolvendo jogos e resolução de problemas. A análise dos resultados alcançados constatou que a aplicação das atividades com jogos na perspectiva de resolução de problemas no estudo de Números Inteiros possibilitaram o contexto para desenvolver conceitos, procedimentos e habilidades Matemáticas e não apenas como aplicação dos conhecimentos adquiridos anteriormente, mas sim em situações desafiadoras, para desenvolver diferentes estratégias de resolução e dá significado ao conteúdo estudado. Consolidando-se, deste modo, a utilização do jogo como uma proposta viável para um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OASS29052019.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons