Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14499
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Romerito Everton Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T12:01:46Z | - |
dc.date.available | 2013-12-09 | - |
dc.date.available | 2019-05-29T12:01:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14499 | - |
dc.description.abstract | This final work for the conclusion of the course has as objective investigate what are the contributions of supervised internships can bring for the critic and reflexive formation of graduates and undergraduates in mathematic. By the nature of our research, this study is characterized by a field survey because the information were collected through a dynamic process of questioning reality. The investigation subjects were graduate and undergraduate of the course of mathematic of UFPB/ Campus IV. For the collecting of information needed to make the analysis of data, we have opted for: questioner. The chosen approach was exploratory research, because fits with the problem making him more explicit or making him build news hypotheses. First we discuss the different conceptions of internships present on the formation of teachers, based on Pimenta and Lima (2004). Subsequently, we point the importance of internships on the formation of reflexive teacher based and studies of Pimenta and Ghendin (2006), Fazenda and Piconez (2006), Barreiro and Gebran (2006). In the end of of the research the datas showed that the graduate and undergraduate recognize the formation part of supervised internships emphasive that this part is important to his pedagogical practice. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-29T12:01:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RESL09122013.pdf: 660992 bytes, checksum: 235c156cd590fb3675b9e7d812a2f758 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-29T12:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RESL09122013.pdf: 660992 bytes, checksum: 235c156cd590fb3675b9e7d812a2f758 (MD5) Previous issue date: 2013-10-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Supervised internships | pt_BR |
dc.subject | Professional qualification | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado em matemática: contribuições para a formação do educador matemático | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Cristiane Fernandes de | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar quais são as contribuições que os Estágios Supervisionados podem trazer para a formação crítica e reflexiva de licenciados e licenciandos em Matemática. Pela natureza da nossa investigação, esse estudo caracteriza-se por uma pesquisa de campo, pois as informações colhidas ocorreram através de um processo dinâmico de questionamentos da realidade. Os sujeitos da pesquisa foram os licenciados e licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/CAMPUS IV. Para a coleta das informações necessárias para se realizar a análise dos dados, optamos por um instrumento: o questionário. A abordagem escolhida foi a pesquisa exploratória, porque se adequa com o problema tornando-o mais explicito ou levando a construir novas hipóteses. Discutimos primeiramente as diferentes concepções de estágio presentes na Formação de Professores, com base em Pimenta e Lima (2004). Em seguida, ressaltamos a importância dos estágios na formação do professor reflexivo fundamentados nas publicações e estudos de Pimenta e Ghedin (2006), Fazenda e Piconez (2006) e Barreiro e Gebran (2006). Ao final da pesquisa os dados evidenciaram que os licenciandos e licenciados reconhecem o papel formador do Estágio Supervisionado e enfatizam que esse papel é importante para sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RESL09122013.pdf | 645,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons