Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Valdemir Minervino-
dc.date.accessioned2019-05-29T13:46:39Z-
dc.date.available2013-04-04-
dc.date.available2019-05-29T13:46:39Z-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14501-
dc.description.abstractThis research aims to provide a summary of is uses to work equations that originated from a reflection nurtured by discipline Stage Supervised III, component from the grade off studies offered by the Federal University of Paraíba (UFPB). For this, besides trace a brief memorial to subsidize the influences of life that carries the researcher also present the experience of intervention reported in this discipline of Stage and then we have some considerations about context and problem solving. As this is a descriptive research, we aim not indicate paths or provide solutions to some problems of education sector in particular, we examine only in making the report of our experience and justify our actions through some theoretical reflections, aimed suggest a range of isuses that might arouse student interest because they are alternatives to traditional teaching model. Among the authors, we use as theoretical foundation, we highlight Dante (1991), Polya (1978), Souza (2009) among others, to written on Contextualization and Problem Solving. Finally we have our final considerations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-29T13:46:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMS04042013.pdf: 1982166 bytes, checksum: 3015bb3e7c42b03c449b736e83404fcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-29T13:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMS04042013.pdf: 1982166 bytes, checksum: 3015bb3e7c42b03c449b736e83404fcb (MD5) Previous issue date: 2013-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.subjectProblems solutionpt_BR
dc.titleContextualizando e resolvendo problema: uma súmula de 10 questões do ENEM para se abordar o estudo de equaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo fornecer uma súmula de questões para se trabalhar equações que teve como origem uma reflexão proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado III, componente curricular ofertado pela Universidade Federal da Paraíba. Para isso, além de traçarmos um breve memorial visando subsidiar as influências de vida que o pesquisador carrega consigo, também apresentamos a experiência de intervenção relatada na referida disciplina de Estágio e depois tecemos algumas considerações sobre contextualização e resolução de problemas. Por tratar-se de uma pesquisa descritiva, não temos como objetivo indicar caminhos ou apresentar soluções a problemáticas de algum setor do ensino em específico, apenas nos debruçamos em fazer o relato de nossa experiência e fundamentar nossas ações, através de algumas reflexões teóricas, visando sugerir uma gama de questões que pudessem despertar o interesse do aluno por serem alternativas ao modelo tradicional de ensino. Entre os autores, que utilizamos como embasamento teórico, destacamos: Dante (1991), Polya (1978), Souza (2009) entre outros, a fim de versamos sobre Contextualização e Resolução de Problemas. Por fim tecemos nossas considerações finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMS04042013.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons