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metadata.dc.type: Tese
Title: Satisfação do usuário com os serviços da atenção básica no Brasil: uma avaliação a partir da participação das equipes nos ciclos do PMAQ-AB
metadata.dc.creator: Protasio, Ane Polline Lacerda
metadata.dc.contributor.advisor1: Valença, Ana Maria Gondim
metadata.dc.contributor.advisor2: Machado, Liliane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ciol, Marcia Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) é realizado em ciclos e visando alcançar um padrão de qualidade nacional. Esse programa busca promover mudanças nas práticas da Atenção Básica (AB) a cada ciclo e tem como um de seus objetivos o fortalecimento da orientação dos serviços em função das necessidades e satisfação dos usuários. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal ajustar modelos de suporte à tomada de decisão, com base em dados do 2º ciclo, a fim de comparar as equipes que participam do programa desde o 1º ciclo (grupo C12) e equipes em sua primeira participação (grupo C2) mediante a identificação dos fatores associados à satisfação do usuário em relação aos cuidados ofertados, à equipe e as instalações na Atenção Básica em saúde. Dessa forma, realizou-se uma análise descritiva, criou-se medidas de satisfação para compor os desfechos e foi utilizada regressão logística para obtenção de modelos de decisão para o Brasil para cada medida de satisfação incluindo as interações de cada variável presente com grupo C12 e C2. Como resultado, constatou-se que a maioria dos usuários estavam satisfeitos com a equipe, com o cuidado e com as instalações. Observou-se que algumas variáveis diferiram na satisfação do usuário entre o grupo C12 e o grupo C2 em cada medida. Para a satisfação com a equipe, foram as variáveis privacidade do consultório e sentir-se à vontade para falar com a equipe sobre suas preocupações; para a satisfação com o cuidado, sentir-se respeitado pelos profissionais, distância para a unidade de saúde (US) e opinião sobre as condições de uso das instalações da US; e para satisfação com as instalações, opinião sobre a quantidade de cadeiras na US, opinião sobre as condições de uso das instalações e privacidade do consultório. Nos dois grupos, esses aspectos tiveram uma associação positiva com a satisfação, sendo a chance maior no grupo C12 em relação ao grupo C2. Ademais, aspectos ligados à equipe de saúde em atender as necessidades do usuário, ao vínculo com os profissionais de saúde, à estabilidade da equipe, ao momento da consulta e sua resolubilidade também estiveram associados a satisfação do usuário e não se diferenciaram entre os grupos. Conclui-se então que as diferenças encontradas entre os grupos C12 e C2, em alguns fatores, podem ser atribuídas ao fato das equipes que já vivenciaram os dois ciclos (grupo C12) terem passado por melhorias no transcorrer dos ciclos avaliativos e que é possível obter um aumento nos índices de satisfação dos usuários apenas com mudanças nos processos de trabalho, pois são ações factíveis para os gestores e profissionais de saúde.
Abstract: The National Program for Access and Quality Improvement in Primary Care (PMAQ-AB) is carried out in periodic cycles and intends to achieve a national quality standard. This program aims to promote incremental changes in the Brazilian Primary Care (PC) practices per cycles and one of its objectives is to increase the service-orientation practices according to the needs and satisfaction level of Brazilian Primary Care users. In this context, this thesis presents as its main objective to obtain a decision support model based on the 2nd PMAQ-AB cycle, in order to conduct a comparative study between PC teams, which are participating since the 1st PMAQ-AB cycle (named here: group C12), and teams with their first evaluation just in the 2nd PMAQ-AB cycle (named here: group C2) by means of the identification of factors associated to users' satisfaction related to the offered care, the health care team and the health care facilities. In this way, it was performed a descriptive analysis and it was developed user satisfaction measurements to be the study outcomes as well as logistic regression was applied to obtain decision models to Brazil for each user satisfaction measurement including interactions between each variable presents in group C12 and group C2. As a result, it was observed that the majority of the users has been satisfied with the offered care, the health care team and the health care facilities. In addition, it was observed that some variables differ from group C12 to group C2 considering the user satisfaction: for satisfaction with the care team, the variables were the privacy in the doctor's office and to feel free to talk with the team about their worries; for satisfaction with the offered care, the variables were to feel respected by the health professionals, the distance to the PC health facility and its conditions; and for satisfaction with the health care facilities, the variables were the amount of chair in the PC health facility, use conditions and privacy into the doctor's office. In both groups, these conditions have had positive association with the user satisfaction, however with a greater chance in the C12 group related to C2 group. The ability of the care team to meet user needs, the bond with the health professionals, the work stability of the team, the appointment time and the care resolution also present positive association with the user satisfaction but to not differ between C12 group and C2 group. We conclude that the differences found between C12 group and C2 group could be attributed to the fact the teams from C12 group have already undergone enhancement during the two cycles and that it is possible to increase the user satisfaction level with just some changes in the PC practices since these changes are feasible to be put into action by managers and health professionals.
Keywords: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)
Atenção primária à saúde
Avaliação de serviços de saúde
Avaliação em saúde
Satisfação do usuário
Regressão logística
Acesso aos serviços de saúde
The National Program for Access and Quality Improvement in Primary Care (PMAQ-AB)
Primary health care
Health services evaluation
Health evaluation
Consumer satisfaction
Logistic regression
Health services accessibility
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14507
Issue Date: 27-Nov-2018
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