Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Anaelson Donizete de-
dc.date.accessioned2019-06-02T16:13:42Z-
dc.date.available2012-11-21-
dc.date.available2019-06-02T16:13:42Z-
dc.date.issued2012-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14517-
dc.description.abstractThe study aimed to verify which the contributions that the methodology of games can bring to the teach of addition and subtraction with integers. The development environment of the study was the classroom of high school Francisco Pessoa de Brito located in the city of Araçagi - PB. The instruments were a game and two questionnaires and the subjects in this study were 17 students of 1st year of high school. We seek to encourage the use of games in teaching mathematics and for this we take as reference the authors Rêgo and Rêgo (2004), Alves( 2001),Campos( 2001), Hoffmann(2009), Mori( 2005), Muniz(2005), Neves(1996), Smole,Diniz, The didactic intervention consisted of three steps. AT first it was used instrument with problem situations previously selected about the integers, aiming to identify students' prior knowledge, in the second step was the preparation and use of game Matix, and finally in the third step we used a questionnaire evaluation. The Analysis of results obtained in the implementation of activities revealed that the subjects in the study had difficulty interpreting the problems posed in the questionnaires, Another factor that was found was the difficulty with the operations of integers and we found that the use of the game favored the motivation to learn mathematics, interaction, attention, and self-esteem, In general, the proposed objectives were achieved in each activity with students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-02T16:13:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ADM21112012.pdf: 954082 bytes, checksum: 9707ca6400e882adf13ec68f45441fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-02T16:13:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ADM21112012.pdf: 954082 bytes, checksum: 9707ca6400e882adf13ec68f45441fc9 (MD5) Previous issue date: 2012-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectWhole numberspt_BR
dc.titleOs jogos como facilitadores no ensino da adição e subtração com os números inteirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo, verificar quais as contribuições que a metodologia de jogos pode trazer para o ensino da adição e subtração com números inteiros. O ambiente de desenvolvimento do trabalho, foi a sala de aula da Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito localizada na cidade de Araçagi – PB. Os instrumentos foram um jogo e dois questionários, e os sujeitos participantes desse trabalho foram os 17 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Procuramos incentivar a utilização dos jogos no ensino de Matemática e para isso tomamos como referências os autores Rêgo e Rêgo (2004), Alves (2001), Campos (2001), Hoffmann (2009), Mori (2005), Muniz (2005), Neves (1996), Smole, Diniz (2008). A intervenção didática foi composta de três etapas. Na primeira foi utilizado o instrumento com situações problemas previamente selecionadas acerca dos números inteiros, objetivando identificar os conhecimentos prévios dos alunos, na segunda etapa houve a confecção e utilização do jogo Matix, e por fim na terceira etapa utilizamos um questionário avaliativo. A análise dos resultados obtidos na aplicação das atividades revelou que os sujeitos participantes do trabalho tiveram dificuldades em interpretar os problemas propostos nos questionários, outro fator que verificamos foi a dificuldade com as operações de números inteiros e verificarmos que a utilização do jogo favoreceu a motivação para a aprendizagem matemática, a interação, a atenção, e a autoestima dos alunos. De modo geral, foram atingidos os objetivos propostos em cada atividade realizada com os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADM21112012.pdf931,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons