Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edilson Pereira da-
dc.date.accessioned2019-06-02T16:43:43Z-
dc.date.available2012-11-14-
dc.date.available2019-06-02T16:43:43Z-
dc.date.issued2012-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14518-
dc.description.abstractThe present study presents and analyzes the mathematical knowledge used by the indigenous group called Three Rivers, located to the BR 064, marking the city of the northern coast of Paraiba with regard to everyday activities associated with the production of cassava. The empirical part of this research consisted of a work of exploratory and descriptive in order to collect data to confirm the perspective of ethno mathematics used by study participants. During visits to Three Rivers community, especially cassava growers, it was found procedures and empirical forms of informal mathematics used. We conclude that this work has reached its ultimate goal, because the research question answered in the study, which analyzed the mathematical knowledge used by farmers in the Three Rivers community for cassava production. By analyzing the activities of farmers in production and marketing of cassava, it is clear that some steps contain specific mathematical knowledge. Therefore, include: counting procedures, measurement of lengths and areas; Measurement of volume, measurement time; Proportionality; Commercialization of cassava, the notion of parallelism and concept of calculation of perimeter.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-02T16:43:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPS14112012.pdf: 9553336 bytes, checksum: 4079c89e8962d7a949539d8fb502caa4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-02T16:43:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPS14112012.pdf: 9553336 bytes, checksum: 4079c89e8962d7a949539d8fb502caa4 (MD5) Previous issue date: 2012-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectÍndiospt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectIndianspt_BR
dc.titleInvestigando os conhecimentos matemáticos do cultivo da mandioca na Aldeia Três Rios em Marcação - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoNo presente estudo, apresenta-se e analisa-se o saber matemático utilizado pelo grupo indígena denominado Três Rios, situado as margens da BR 064, no município de Marcação, litoral norte da Paraíba no que diz respeito às atividades cotidianas associadas a produção de mandioca. A parte empírica desta pesquisa consistiu em um trabalho de cunho exploratório-descritivo visando colher dados que confirme a perspectiva da Etnomatemática utilizada pelos participantes do estudo. Durante as visitas a comunidade Três Rios, especialmente aos plantadores de mandioca, verificou-se os procedimentos e as formas empíricas de matemática informal utilizadas. Verificamos que o presente trabalho atingiu seu objetivo maior, pois responderam a questão norteadora do estudo, analisando quais os conhecimentos matemáticos utilizados pelos agricultores da comunidade Três Rios para produção de mandioca. Ao analisarmos as atividades dos agricultores na produção e comercialização de mandioca, percebe-se que algumas etapas contêm conhecimentos matemáticos específicos. Sendo assim, destacam-se: Procedimentos de contagem; Medição de comprimentos e de áreas; Medição de volume; Medição de tempo; Proporcionalidade; Comercialização da mandioca, noção de paralelismo e noção de cálculo de perímetro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPS14112012.pdf9,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons