Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Marconi Ferreira-
dc.date.accessioned2019-06-02T17:36:23Z-
dc.date.available2012-10-24-
dc.date.available2019-06-02T17:36:23Z-
dc.date.issued2012-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14520-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to propose activities for the teaching the concepts of Integral, Derivative and Limit using the history of mathematics as a pedagogical resource. We believe that the historical knowledge of those concepts to a student of mathematics can facilitate the learning of the Calculus Integral and Differential of one variable. Thus, based on the bibliographic research and exploratory, we did a study about the historical development of the calculus and of some problems currently faced in teaching and learning of the Differential and Integral Calculus of one variable. The three proposed activities were submitted to some teachers that teach or taught Differential and Integral Calculus of one variable in the course of Degree in Mathematics at UFPB – Campus IV / North Coast to be evaluated. The collects of opinions of teachers happened through two questionnaires. With the Diagnostic Questionnaire, we seek know if have had contact with the history of mathematics during their formation and their analysis about the teaching of Calculus of one variable through this pedagogical resource. With the Evaluative Questionnaire, we checked the teachers’ opinions about the viability of application of the activities in the classroom. The results obtained in this work show us that the activities that we propose are promising, moreover, we identified that there are some limitations and distorted ideas about the use of history in the teaching of Calculus of one variable.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-02T17:36:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFL24102012.pdf: 1251557 bytes, checksum: b62d232dfdd3dd5f3e742a341055fc93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-02T17:36:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFL24102012.pdf: 1251557 bytes, checksum: b62d232dfdd3dd5f3e742a341055fc93 (MD5) Previous issue date: 2012-10-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectIntegral calculuspt_BR
dc.titleAtividades históricas investigativas como agente motivador na aprendizagem de cálculo diferencial e integral de uma variávelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa é propor atividades para o ensino dos conceitos de Integral, Derivada e Limite utilizando a História da Matemática como recurso pedagógico. Entendemos que o conhecimento histórico desses conceitos para um licenciando em Matemática pode facilitar a aprendizagem do componente curricular Cálculo Diferencial e Integral de uma variável. Dessa forma, baseados na pesquisa bibliográfica e exploratória, fizemos um estudo acerca do desenvolvimento histórico do Cálculo e de alguns problemas enfrentados atualmente no ensino e aprendizagem do componente curricular Cálculo Diferencial e Integral de uma variável. As três atividades propostas foram apresentadas a quatro professores que lecionam ou lecionaram o componente curricular Cálculo Diferencial e Integral de uma variável no curso de Licenciatura em Matemática da UFPB – Campus IV/Litoral Norte para serem avaliadas. A coleta de dados acerca dos professores se deu por meio de dois questionários. Com o Questionário Diagnóstico, procuramos saber se tiveram contato com a História da Matemática durante sua formação e suas análises sobre o ensino de Cálculo de uma variável por meio desse recurso pedagógico. Com o Questionário Avaliativo, verificamos as opiniões dos professores acerca da viabilidade de aplicação das atividades em sala de aula. Os resultados obtidos neste trabalho nos mostram que as atividades que propomos são promissoras, além disso, identificamos que há algumas limitações e ideias distorcidas sobre o uso da História no ensino de Cálculo de uma variável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFL24102012.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons