Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14538
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Custo do ensino da graduação na UFPB: uma análise da evolução dos custos por departamento no Campus I
metadata.dc.creator: Carvalho, Ticiane de Sá Falconi de
metadata.dc.contributor.advisor1: Monte, Paulo Aguiar do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Siqueira, Liedje Bettizaide Oliveira de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar a evolução dos custos do ensino da graduação por departamento do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, nos anos de 2013 a 2015. Em razão de sua dimensão orçamentária e relevância no contexto social e econômico do estado, fomentando a educação superior através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, acredita-se que a implantação de uma metodologia de cálculo e gestão de custos na UFPB permitirá uma melhora na administração dos seus recursos, tornando a gestão mais eficiente, econômica e transparente. Nesse contexto, esta dissertação se caracteriza pela metodologia exploratória, bibliográfica e documental, sendo o estudo de caso a forma escolhida devido à carência de estudos sobres custos nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) e na UFPB. Esta dissertação se propôs a fazer um levantamento dos custos diretos e indiretos da UFPB através dos relatórios sobre a execução orçamentária e das demais informações sobre a sua estrutura e funcionamento, compondo dessa forma um banco de dados, cuja análise das variáveis que compõem os custos, assim como seu comportamento, foi feita utilizando um instrumental matemático e estatístico, o que justificou a aplicação da metodologia do custeio por absorção para o cálculo dos custos. Os resultados encontrados permitiram: (i) Fazer um levantamento detalhado dos custos do ensino da graduação, por departamento, ao longo do período analisado; (ii) Constatar que o custo médio de um aluno da graduação da UFPB varia bastante conforme o curso. No período de 2013 a 2015, o custo médio foi de R$20.966,56, sendo o curso de Tecnologia em Gestão Pública, do CCSA, o de menor custo anual por aluno (R$5.283,00, em 2014), e o curso de Biotecnologia, do CBIOTEC (R$64.096,00, em 2013), o de maior custo anual. (iii) Através dos modelos econométricos aplicados, concluir que o número de alunos da graduação e o de servidores (tanto docentes quanto técnico-administrativos) são estatisticamente determinantes para se obter o custo do ensino da graduação.
Abstract: This dissertation it is intended to analyze the evolution of the costs of undergraduate education by department of Campus I at Federal University of Paraíba (UFPB), from 2013 to 2015. Due to its budget dimension and relevance in the social and economic context of the state, encouraging higher education through teaching, research and extension activities, it is believed that the implementation of a calculation methodology and cost management in UFPB will allow an improvement in the administration of its resources, making the management more efficient, economical and transparent.In this context, this dissertation is characterized by the exploratory, bibliographical and documentary methodology, being the case study being the chosen form due to the lack of cost studies in the IFES (Federal Institutions of Higher Education) and in the UFPB. This dissertation proposed to make a survey of the direct and indirect costs of the UFPB through the reports on budget execution and other information about its structure and functioning, forming a database whose analysis of the variables that compose the costs, as well as its behavior, was made using a mathematical and statistical instrumental, which justified the application of the absorption costing methodology for the costs calculation. The results found allowed: (i) To make a detailed survey of the costs of undergraduate education, by department, during the analyzed period; (ii) To verify that the average cost of a UFPB undergraduate student varies greatly according to the course. In the period from 2013 to 2015, the average cost was R$ 20.966,56, being the CCSA's Public Management Technology course the one with the lowest annual cost per student (R$ 5.283,00 in 2014) and the Biotechnology course, of CBIOTEC (R$ 64.096,00 in 2013), the highest annual cost. (iii) Through the applied econometric models, to conclude that the number of undergraduate students and the number of servers (both teachers and technicaladministrative) are statistically determinant to obtain the cost of undergraduate education.
Keywords: Custos do Ensino
Recursos Públicos
Ensino superior
UFPB
Teaching Costs
Public Resources
Higher Education
Economia - Setor público
Ensino superior - UFPB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14538
Issue Date: 13-Sep-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2,59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons