Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cinthia Danielle Jerônimo-
dc.date.accessioned2019-06-04T20:04:00Z-
dc.date.available2015-04-16-
dc.date.available2019-06-04T20:04:00Z-
dc.date.issued2015-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14564-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the use of educative and educational software for teaching and learning in math classes, especially in the Function content. Based on ITS objectives, this research is classified as an exploratory one. According to the data collection, information originated from questions with students of the Municipal School Marlene Alves Mendes were used, providing the possibility of a case study with such pupils. The experimental part of the research study was done with students of the 9th grades A and B from that school, located in Pilõezinhos/Pb. So that two activities were built and applied, one involving linear function in GeoGebra and the other involving quadratic function in Excel. After the end of this study we concluded that the use of software in mathematics education provides students greater interaction between them and the content of functions, mainly when we suggest the interpretation and analysis of the behavior of graphics. At the end of each analysis on the two softwares, we conclude that both have limitations and difficulties.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-04T20:03:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CDJS16042015.pdf: 2710361 bytes, checksum: b1d1b0df729c0cc8911d090d48e23cda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T20:04:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CDJS16042015.pdf: 2710361 bytes, checksum: b1d1b0df729c0cc8911d090d48e23cda (MD5) Previous issue date: 2015-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFunctions (Mathematics)pt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleSoftwares educativos e educacionais: possibilidades para o ensino de funções na matemática da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de avaliar a utilização de softwares educativos e educacionais para o ensino e aprendizagem nas aulas de matemática, especialmente no conteúdo de Funções. Segundo seus objetivos esta pesquisa classifica-se como exploratória. De acordo com a coleta de dados foram utilizadas informações provenientes de questionamentos com alunos da escola Municipal Marlene Alves Mendes, assim nos ofertando a possibilidade de um estudo de caso com os mesmos. A parte do estudo experimental da pesquisa foi feita com alunos dos 9º anos A e B da referida escola, localizada na cidade de Pilõezinhos/Pb. De modo que foram construídas e aplicadas duas atividades, uma envolvendo função afim no GeoGebra e outra, envolvendo função quadrática, no Excel. Após o término desse estudo chegamos à conclusão de que o uso de software no ensino da Matemática proporciona aos alunos uma maior interação entre eles e o conteúdo de funções, principalmente quando sugerimos a eles a interpretação e análise do comportamento dos gráficos. Ao término de cada análise feita sobre os dois softwares, concluímos que ambos apresentam limitações e dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDJS16042015.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons