Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Jeane de França-
dc.date.accessioned2019-06-05T12:07:31Z-
dc.date.available2019-06-05-
dc.date.available2019-06-05T12:07:31Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14572-
dc.description.abstractThe present study aims to study the parents' views regarding the contribution of the school to the formation of the peasant identity in the Chico Mendes settlement, in the municipality of Riachão do Poço-PB. Thus, initially we present the locus of the research and the applied methodology, where we conduct interviews in loco with some parents of students. We briefly discuss Field Education and Its Challenges, briefly reviewing the beginnings of education and its struggles since the colonial period, in the sequence we reflect the reality of rural education in the municipality of Riachão do Poço based on information provided by the Municipal Secretary of Education. We also reflect in the view of some theorists on the construction of the peasant identity. In conclusion, we analyze the contribution of the Francisco Mendes School in the formation of the peasant identity of the students, considering the vision of the parents involved in the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-05T12:07:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJFS05062019.pdf: 915988 bytes, checksum: fe731cb749c10470bc705402d8a9ed7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T12:07:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJFS05062019.pdf: 915988 bytes, checksum: fe731cb749c10470bc705402d8a9ed7c (MD5) Previous issue date: 2018-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectIdentidade campesinapt_BR
dc.subjectAssentamento agráriopt_BR
dc.titleO papel da escola na construção da identidade campesina: os olhares de pais e mães sobre a ação pedagógica da escola no Assentamento Chico Mendespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Eduardo Jorge Lopes da-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo os olhares dos pais em relação à contribuição da escola na formação da identidade campesina no Assentamento Chico Mendes, município de Riachão do Poço-PB. Sendo assim, inicialmente apresentamos o lócus da pesquisa e a metodologia aplicada, onde realizamos entrevistas in loco com alguns pais de alunos. Discutimos brevemente a Educação do Campo e Seus Desafios, fazendo uma breve retrospectiva dos primórdios da educação e suas lutas desde o período colonial, na sequência refletimos a realidade da educação do campo no município de Riachão do Poço com base nas informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação. Refletimos também na visão de alguns teóricos sobre a construção da identidade campesina. Concluindo, analisamos a contribuição da Escola Francisco Mendes na formação da identidade campesina dos alunos considerando a visão dos pais envolvidos na pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJFS05062019.pdf894,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons