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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Elizabeth | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T14:58:56Z | - |
dc.date.available | 2018-01-10 | - |
dc.date.available | 2019-06-05T14:58:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14589 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto político curricular | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A construção do projeto político curricular na Escola “Severiano Marques” na Comunidade Sítio Cerdes em Queimadas – PB: desafios e conquistas durante o percurso | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Francisca Alexandre de | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa os aspectos pedagógicos, sem dissociá-los dos sociais e políticos, na construção do Projeto Político Curricular na comunidade "Sítio Verdes", na escola municipal Severiano Marques, no município de Queimadas, Paraíba. Aponta conquistas e desafios experimentados no trajeto de sensibilização da comunidade para construção do PPC, mediante a participação das famílias, dos educadores, pais, alunos e funcionários da escola nesse processo. As experiências oportunizaram o fortalecimento dos princípios da educação do campo e da gestão numa perspectiva democrática, tendo em vista, nesse contexto, a reflexão da construção da identidade do povo da comunidade estudada, bem como tecnologias de plantio da agricultura familiar. Na construção de dados utilizamos como técnicas e instrumentos de pesquisa a observação participante, entrevista, questionário, diário de campo, com análise de conteúdo disponibilizado em vídeo e áudio. Os dados registram uma escola, fruto de uma gestão autoritária, mas que tem se esforçado para rever seus conceitos, abrindo espaço para participação e autonomia da comunidade, que tem valorizado a identidade deste povo e experimentado um jeito novo de se relacionar com a terra e pensar a comunidade, configurando-se como sua maior conquista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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