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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Elizabeth-
dc.date.accessioned2019-06-05T14:58:56Z-
dc.date.available2018-01-10-
dc.date.available2019-06-05T14:58:56Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14589-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-05T14:58:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EM10012018.pdf: 1668786 bytes, checksum: e549adb22fff36486a9e945bd38a3ed3 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto político curricularpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA construção do projeto político curricular na Escola “Severiano Marques” na Comunidade Sítio Cerdes em Queimadas – PB: desafios e conquistas durante o percursopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.description.resumoEste estudo analisa os aspectos pedagógicos, sem dissociá-los dos sociais e políticos, na construção do Projeto Político Curricular na comunidade "Sítio Verdes", na escola municipal Severiano Marques, no município de Queimadas, Paraíba. Aponta conquistas e desafios experimentados no trajeto de sensibilização da comunidade para construção do PPC, mediante a participação das famílias, dos educadores, pais, alunos e funcionários da escola nesse processo. As experiências oportunizaram o fortalecimento dos princípios da educação do campo e da gestão numa perspectiva democrática, tendo em vista, nesse contexto, a reflexão da construção da identidade do povo da comunidade estudada, bem como tecnologias de plantio da agricultura familiar. Na construção de dados utilizamos como técnicas e instrumentos de pesquisa a observação participante, entrevista, questionário, diário de campo, com análise de conteúdo disponibilizado em vídeo e áudio. Os dados registram uma escola, fruto de uma gestão autoritária, mas que tem se esforçado para rever seus conceitos, abrindo espaço para participação e autonomia da comunidade, que tem valorizado a identidade deste povo e experimentado um jeito novo de se relacionar com a terra e pensar a comunidade, configurando-se como sua maior conquista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

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