Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cacilda Gonçalves da-
dc.date.accessioned2019-06-06T11:48:03Z-
dc.date.available2018-02-23-
dc.date.available2019-06-06T11:48:03Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14601-
dc.description.abstractThe present study has had as boundary the Ethical Individual in the pedagogical praxis of Education, both on and in the countryside, in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes (Chico Mendes Municipal Elementary School), located on a settlement of the Movimento de Trabalhadores Sem Terra - MST (Landless Workers Movement). In order to achieve this goal, the fundamental question presented was how the praxis of pedagogy, raised by the social processes occurring on the settlement, is reflecting the Ethical Individual inside the classroom in the school taken as object of study. The present work has the primordial goal of analyzing the contribution of the social processes, through the pedagogy of the praxis applied in the classroom, on the human formation of the ethical individuals in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes. The methodology applied was taking a qualitative approach, with theoretical and empirical takes upon the subject and its interfaces. The instruments of choice for the data gathering were the dialog and semi-structured interviews performed with both the body of co-individual teachers and students. The analysis of data was descriptive, based on the transcription of the collected answers. The results are indicative of a reality where the subjects of the learning process bring, inside themselves, a modeling about the Ethics, established on the basis of familial and religious principles, despite the fact that the theme itself is absent in the curriculum, and as such, it is underdeveloped on the praxis of teaching and learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-06T11:48:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CGS23022018.pdf: 974893 bytes, checksum: e5dc615e9a910ebef8ebf90e89eb1165 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-06T11:48:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CGS23022018.pdf: 974893 bytes, checksum: e5dc615e9a910ebef8ebf90e89eb1165 (MD5) Previous issue date: 2017-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectÉtica - escola do campopt_BR
dc.titleA contribuição dos processos sociais na formação humana dos sujeitos éticos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes - Ipanema, no Assentamento Chico Mendes, Riachão do Poço-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo teve como delimitação o sujeito ético nas práxis pedagógicas da educação do e no campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, localizada em área de assentamento do Movimento dos trabalhadores sem Terras (MST). Para tanto, a questão norteadora apresentada foi como a pedagogia da práxis fomentada nos processos sociais no assentamento está refletindo o sujeito ético na sala de aula da escola campo de pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo primordial analisar a contribuição dos processos sociais, através da pedagogia da práxis em sala de aula na formação humana dos sujeitos éticos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes. A metodologia foi de abordagem qualitativa com aportes teóricos e empíricos sobre o tema e suas interfaces. Os instrumentos de coleta de dados foi o diálogo e a entrevista semiestruturada com os co-sujeitos docente e discentes. A análise dos dados foi descritiva a partir das respostas transcritas. Os resultados apontam que os educandos trazem em si uma modelagem sobre a ética ancorada nos princípios familiares e religiosos, mas que o tema está ausente no currículo e, portanto, pouco trabalhado na práxis do ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGS23022018.pdf952,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons