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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14611
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Daniele de Souza-
dc.date.accessioned2019-06-06T13:45:24Z-
dc.date.available2018-02-01-
dc.date.available2019-06-06T13:45:24Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14611-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze how teachers of basic education have been developing their pedagogical practices in Field Education, in a school in the municipality of Santa Rita / PB. The study was based on two methodological fronts: one of bibliographical character with analysis of principles, fundamentals of the Education Directives of the field and another with field research, with the survey of the Political Project Pedagogical of school of the field, observation of classes, plans of classes and questionnaire, perceiving conceptions, contents, methodological strategies. The National Basic Curricular Guidelines for Basic Education, Brazil (2010), Constitution of the Federative Republic of Brazil (1988), Decree 7.352, Brazil (2010), the rural education policy, Resolution CNE / CEB 1, Brazil (2002), which establishes the operational guidelines for basic education in rural schools, Batista (2016) and other authors who would help us to discuss the principles of education basic education, Field Education guidelines and concepts such as education, Field Education, field school identity, necessary for a better understanding of the subject studied. From the constructed data, records and analyzes were performed. As a result, we verified that the classes were very significant, dynamic, playful, but did not contemplate issues surrounding the specificities of Field Education. The Pedagogical Political Project is nowadays a principle of the school to value the knowledge of the field, however, it is important to deepen the themes of Field Education in this project, as well as discuss together the guidelines aimed at the specificities of the rural people. We hope that the discussions about the guidelines of the education of the field can happen and that they will be part of the pedagogical project of the school, so that they can reflect in the action of the teachers for strengthening, valorization of the history, the culture, the identity of the student of the field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-06T13:45:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSF01022018.pdf: 4349910 bytes, checksum: 8187c01a0ff02732479184a95118c5be (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectParâmetros curricularespt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares para educação básica em escola do campo: uma análise a partir da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar como os professores da educação básica vêm desenvolvendo suas práticas pedagógicas na Educação do Campo, em escola do município de Santa Rita/PB. O estudo teve por base duas frentes metodológicas: uma de caráter bibliográfico com análise de princípios, fundamentos das Diretrizes da Educação do campo e outra com pesquisa de campo, com o levantamento do Projeto Político Pedagógico de escola do campo, observação de aulas, planos de aulas e questionário, percebendo concepções, conteúdos, estratégias metodológicas. Como base de sustentação da pesquisa foram realizados estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Brasil(2010), Constituição da República Federativa do Brasil (1988), Decreto 7.352, Brasil (2010), que dispõe sobre a política de educação do campo, Resolução CNE/CEB 1, Brasil (2002), que institui as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo, Batista(2016) e outros autores que viessem a nos auxiliar para discussão dos princípios da educação básica, das diretrizes da Educação do Campo e de conceitos como educação, Educação do Campo, identidade da escola do campo, necessários para maior compreensão da temática estudada. A partir dos dados construídos foram realizados registros e análises. Como resultado, verificamos que as aulas foram muito significativas, dinâmicas, lúdicas, porém não contemplavam questões envolventes as especificidades da Educação do Campo. O Projeto Político Pedagógico traz atualmente como princípio da escola a valorização dos saberes do campo, entretanto, é importante aprofundar as temáticas da Educação do Campo neste projeto, assim como também discutir em conjunto as diretrizes voltadas para especificidades do povo do campo. Esperamos que as discussões sobre as diretrizes da educação do campo possam acontecer e que venham a fazer parte do projeto pedagógico da escola, de modo que possam refletir na atuação dos professores para fortalecimento, valorização da história, da cultura, da identidade do educando do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

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