Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Heloísa Melo de-
dc.date.accessioned2019-06-06T15:40:28Z-
dc.date.available2018-02-05-
dc.date.available2019-06-06T15:40:28Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14624-
dc.description.abstractThe present monographic work has the objective to discuss the understanding of the Field Education and the policies of the teacher training at the Prefeito Gerbase field School, located in Salema district, Rio Tinto - PB municipality. It is an essentially peasant region with 70% of the schools located in the Rural Zone, devastated by the sugarcane monoculture, environment degradation, presenting as main source of income family farming. As methodology, the qualitative research was used, through the exploratory approach, through recorded interview, with semi structured questions directed to five teachers who work in the school. The theoretical framework is anchored in the studies of Caldart (2000; 2002), Molina (2006; 2014), Vighi (2014), Batista (2016); Pereira (2009), and the Operational Guidelines for Basic Education in the field. The results point to the ignorance of the field Educators, about the fundamentals and the educational policies about the field Education claimed by the peasant social movements. Therefore, it is necessary the investment in public policies directed to the field demands and the strengthening of a continuing education in field Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-06T15:40:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMA05022018.pdf: 1673322 bytes, checksum: a6fe00c75ac848c62a9b59086ab09a0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-06T15:40:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMA05022018.pdf: 1673322 bytes, checksum: a6fe00c75ac848c62a9b59086ab09a0d (MD5) Previous issue date: 2017-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA formação de professores da educação do campo na Escola Prefeito Gerbase no distrito de Salema município de Rio Tinto - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Antonio Alberto-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir a compreensão de Educação do Campo, e as políticas de formação de professores na escola do Campo Prefeito Gerbase, localizada no distrito de Salema, município de Rio Tinto – PB. Trata-se de uma região essencialmente camponesa com 70% das escolas situadas na Zona Rural, devastada pelo monocultivo da cana-de-açúcar, degradação do meio ambiente apresentando como principal fonte de renda a agricultura familiar. Como metodologia utilizou a pesquisa de caráter qualitativa, por meio da abordagem exploratória, por meio de entrevista gravada, com questões semiestruturadas e direcionadas á cinco professoras que atuam na referida escola. O referencial teórico está ancorado nos estudos de Caldart (2000; 2002), Molina (2006; 2014), Vighi (2014), Batista (2016); Pereira (2009), e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo. Os resultados apontam para o desconhecimento das Educadoras do Campo, sobre os fundamentos e as políticas educacionais acerca da Educação do Campo reivindicada pelos movimentos sociais campesinos. Portanto é necessário o investimento em políticas públicas direcionadas às demandas do Campo e fortalecimento de uma formação continuada em Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMA05022018.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons