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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14655
Tipo: | TCC |
Título: | Informação e educação patrimonial como estratégias para o (Re)conhecimento do patrimônio cultural |
Autor(es): | Silva, Thiago Daniel da |
Primeiro Orientador: | Costa, Luciana Ferreira da |
Resumo: | O patrimônio cultural constitui-se de tudo o que a sociedade preserva, de modo a permitir o legado de sua história e cultura. Considerando a importância do patrimônio cultural e, ainda, o seu (des)conhecimento por parte da própria sociedade, inclusive do público escolar, é que tem-se a educação patrimonial como propulsora de ações de preservação, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural. Por esta compreensão, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de informação de estudantes do ensino médio e analisar as práticas de educação patrimonial - Observação, Registro, Exploração e Apropriação - desenvolvidas com o referido público escolar, pela compreensão de que estas práticas são promotoras de conhecimento, uso e apropriação dos bens culturais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro. A pesquisa realizada é do tipo bibliográfica, documental e descritiva, sob abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Tem como sujeitos da pesquisa o público escolar, especificamente, os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Presidente João Goulart, localizada em João Pessoa na Paraíba. O instrumento de coleta de dados da pesquisa é o questionário composto por questões do tipo aberta e fechada, de modo a delinear o perfil social e informacional do grupo pesquisado. Como procedimento de análise de dados, utiliza a análise de conteúdo por categorias temáticas, que seguem as etapas de educação patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação. Os resultados, obtidos a cada etapa da educação patrimonial realizada e pelos relatos dos estudantes, dão conta de que os mesmos conseguem compreender o patrimônio cultural desde o seu âmbito pessoal – a vida como primeiro patrimônio – até o seu âmbito social. Conclui que a informação patrimonial e as práticas de educação patrimonial desenvolvidas com o público escolar os conduzem a um comportamento consciente de que precisam ter atitude protagonista na relação com o patrimônio cultural, o que foi percebido por meio de suas reflexões atuais e memórias sobre os mais diversos tipos de bens culturais, reconhecendo a pluralidade de manifestação cultural do patrimônio brasileiro. |
Abstract: | The cultural heritage is constituted of all that the society preserves, so to allow the legacy of its history and culture. Considering the importance of cultural heritage, as well as their (un)knowledge on the part of the society, including the school audiences, is that we have the equity education as a propeller of preservation actions, safeguarding and valuing the cultural heritage. From this understanding, the present study has as the objective of analyzing the information practices of high school students and to analyze the patrimonial education practices - Observation, Registration, Exploration and Ownership - developed with the said school audience understanding that these practices are conducive to knowledge, use and appropriation of the cultural assets that make up the Brazilian Cultural Heritage. The research carried out is of a bibliographic, documentary and descriptive type, with a quantitative and qualitative methodological approach. It has as subjects of the school audience, specifically, the students of the 3rd year of the high school of the President João Goulart Integral Citizen School, located in João Pessoa, Paraíba State. The research data collection instrument is the questionnaire composed of open and closed questions, in order to delineate the social and informational profile of the research group. As data analysis procedure, it uses content analysis by categories thematic, which follow the stages of heritage education: observation, registration, exploitation and ownership. The results, obtained at each step of the education and the students' reports, that they can understand the cultural heritage from their personal life - life as the first patrimony - up to its social scope. It concludes that the equity information and the equity education practices developed with the school audience lead to awareness that they need to have a leading role in the relationship with cultural heritage, which was perceived through their current reflections and memories on the most diverse types of cultural assets, recognizing the plurality of cultural manifestation of the Brazilian patrimony |
Palavras-chave: | Informação Patrimônio cultural Informação patrimonial Educação patrimonial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14655 |
Data do documento: | 12-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
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