Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14676
metadata.dc.type: TCC
Title: Histórias em quadrinhos como espaço pedagógico de leitura na formação do leitor: cruzando limites antes impossíveis
metadata.dc.creator: Alves, Ayane Priscila de Araújo.
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinheiro, Edna Gomes.
metadata.dc.description.resumo: Enfatiza que por meio da leitura de história em quadrinho (HQs), considerada como fonte de mediação da informação e apropriação do conhecimento, o leitor encontra um espaço ilimitado que propicia uma continua reorganização de ideias e informações. Ressalta, que em um passado recente, os leitores de HQs foram reprimidos e subestimados por gostarem desse tipo de leitura, visto que naquela época, entendia-se ser prejudicial às crianças. Atualmente, esse discurso mudou, em virtude que a distância entre as HQs e a escola, estreitou, a julgar que elas estão em sala de aula. Essas considerações serviram como fonte de inspiração para a construção do problema de pesquisa: como as histórias em quadrinhos (HQS) podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora? Traz como objetivo geral, demonstrar a relevância das Histórias em Quadrinhos para a formação leitora dos alunos da alfabetização, turno matinal da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Bernadino dos Santos. Afirma que para compreender a cientificidade do estudo e apoiar as análises dos dados coletados, buscou respaldo nas ideias de alguns autores da área. Evidencia que o percurso metodológico está pautado na pesquisa exploratória, bibliográfica de caráter qualitativo. Conclui que as contribuições das histórias em quadrinhos, categorizadas, inicialmente apenas como recreação e passatempo, vêm sendo constantemente analisadas por estudiosos de várias áreas do conhecimento humano. As HQs é uma fonte de informação capaz de incentivar o gosto e o prazer de ler, posto que podem ser considerados recursos de apoio pedagógico ao despertar o imaginário e o lúdico, veicular informações e transmitir conhecimento aos leitores.
Abstract: Emphasizes that through reading comics (HQs), considered as a source of information mediation and appropriation of knowledge, the reader finds an unlimited space that provides a continuous reorganization of ideas and information. He points out that in the recent past, comic book readers were repressed and underestimated because they liked this type of reading, since at that time it was understood to be harmful to children. At present, this discourse has changed because the distance between the comics and the school has narrowed, judging that they are in the classroom. These considerations served as a source of inspiration for the construction of the research problem: how can comics (HQS) contribute to the development of reading competence? It has as general objective, to demonstrate the relevance of the Comic Books for the reading formation of the literacy students, morning shift of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School José Bernadino dos Santos. He states that in order to understand the scientific nature of the study and support the analyzes of the data collected, he sought support in the ideas of some authors in the area. It shows that the methodological course is based on exploratory, bibliographic research of a qualitative nature. It concludes that the contributions of comic strips, categorized, initially only as recreation and pastime, have been constantly analyzed by scholars from various areas of human knowledge. The comics are a source of information capable of encouraging the taste and pleasure of reading, since they can be considered resources of pedagogical support when awakening the imaginary and the playful, transmit information and transmit knowledge to the readers.
Keywords: História em quadrinhos
Formação do leitor
Leitura
Gibiteca
Gibis
Escrita
Biblioteca escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14676
Issue Date: 6-Nov-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APAA10062019.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons