Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Adeline José dos-
dc.date.accessioned2019-06-12T13:56:08Z-
dc.date.available2018-05-18-
dc.date.available2019-06-12T13:56:08Z-
dc.date.issued2018-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14701-
dc.description.abstractThe school is one of the institutions that apply the greatest influence on the moral, ethical, cultural and intellectual development of each person. Considering it as an active and contributing ambient in the process of teaching and learning, its participation becomes indispensable. Along with that, we tried to introduce a reflection around the dynamics in the environment of the school's library, in which, considering the silence one of the factors that has been kept for generations as one of the main characteristic of the library. This research studies the impact of the "practice of silence in the library", from the perspective of elementary school teachers (1st to 5th year) of the Maple Bear School - João Pessoa. This is a perspective to work with the managing silence in the school's library, in a way that the environment remains cozy and meets all the needs of the school's community. The presenting research is considered to be descriptive nature in bibliographical and participant character, whose approach is characterized as qualiquantitative. According to the results obtained, it was possible to conclude that, the silence is important for the development of certain activities, but it is responsible for limiting the interaction and connection of the students with the library, which acts as a laboratory for learning, exchange, knowledge building and cultural dissemination.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2019-06-12T13:56:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJA12062019.pdf: 1039171 bytes, checksum: dc3b95fb4ec821030c9a09609df962cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T13:56:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJA12062019.pdf: 1039171 bytes, checksum: dc3b95fb4ec821030c9a09609df962cf (MD5) Previous issue date: 2018-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectPrática do silencio na bibliotecapt_BR
dc.subjectCultura do silênciopt_BR
dc.subjectConexão socialpt_BR
dc.titleConectando comunidades por meio da desconstrução do silêncio: ações de uma biblioteca escolar e seus interagentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Amélia Teixeira da-
dc.description.resumoA escola é uma das instituições que exercem a maior influência no desenvolvimento, moral, ético, cultural e intelectual do individuo. Considerando-a como setor ativo e contribuinte no processo de ensino e aprendizagem, torna-se indispensável a sua participação. Desta forma buscou-se desenvolver uma reflexão acerca da dinâmica no ambiente da biblioteca escolar, considerando o silêncio um dos fatores que tem sido perpetuado por gerações como um dos elementos característico da biblioteca. Está pesquisa investiga o impacto da "prática do silêncio na biblioteca", sob a ótica dos professores do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da escola Maple Bear - João Pessoa. Tendo como perspectiva traçar meios de gerir o silêncio na biblioteca escolar, de maneira que o ambiente permaneça acolhedor e atenda a necessidade dos interagentes da comunidade escolar. A presente pesquisa é considerada de natureza descritiva de cunho bibliográfico e participante, cuja abordagem caracteriza-se como qualiquantitativa. Diante dos resultados obtidos foi possível concluir que o silêncio é importante para o desenvolvimento de determinadas atividades, contudo é responsável por limitar a interação e a conexão dos alunos com a biblioteca, a qual atua como laboratório de aprendizados, trocas, construção de saberes e disseminação cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJA12062019.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons