Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14711
metadata.dc.type: TCC
Title: Atuação do bibliotecário no espaço da brinquedoteca no processo de aprendizagem infantil
metadata.dc.creator: Costa, Roseane Leite da.
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Vanessa Alves.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem por objetivo discutir a importância das brinquedotecas no desenvolvimento do processo de aprendizado do público infantil com atividades lúdicas assistidas pelo bibliotecário, com a finalidade de pôr à vistas as contribuições dadas pelos espaços das brinquedotecas ao desenvolverem o aprender através das brincadeiras e do lúdico fornecendo um largo conceito de mundo, de sentimentos, criatividade e respeito ao próximo, oferecendo com isso apoio para as atividades pedagógicas. Constatação da importância desses espaços como um ambiente efetivo para a construção da aprendizagem das crianças. Espaço que percebe a essencial importância de serem desenvolvidas e supervisionadas por um bibliotecário. Para efetivar esta pesquisa foi realizada um levantamento bibliográfico sobre o tema, mediante ao uso da abordagem qualitativa e exploratória onde podemos considerar que as brinquedotecas pode ajudar no desenvolvimento da criança, identificando como um meio positivo de suporte pedagógico em uma atmosfera de socialização e convivência. Assim, este estudo contribuiu para constatar o quanto é relevante e motivador o lúdico nas vivências/experiências infantis e o quanto se faz necessário a atuação do bibliotecário nesses ambientes.
Abstract: The objective of the research is to discuss the importance of toy libraries in the development of the process of learning of the children 's audience with playful activities assisted by the librarian, with the purpose of putting into view as contributions to the spaces of the toy libraries to the enterprise to learn about the games and the playful Suggesting a broad concept of world, of feelings, creativity and respect to the neighbor, offering with support for the pedagogic activities. Finding the importance of an effective environment for building children's learning. Space that realizes an essential importance of developed and supervised by a librarian. The objective of this project is the application of the qualitative and exploratory approach where we can consider that as toy libraries we can help without child development, identifying as a positive means of pedagogical support in an atmosphere of socialization and coexistence. Thus, this study contributed to verify how relevant and motivating is the playfulness in children's experiences / experiences and how much is needed to update librarians in these environments.
Keywords: Brinquedoteca
Aprendizagem lúdica
Aprendizagem pedagógica
Bibliotecário
Lúdico
Incentivo à leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14711
Issue Date: 5-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLC12062019.pdf449,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons