Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14711
Tipo: TCC
Título: Atuação do bibliotecário no espaço da brinquedoteca no processo de aprendizagem infantil
Autor(es): Costa, Roseane Leite da.
Primeiro Orientador: Santana, Vanessa Alves.
Resumo: A pesquisa tem por objetivo discutir a importância das brinquedotecas no desenvolvimento do processo de aprendizado do público infantil com atividades lúdicas assistidas pelo bibliotecário, com a finalidade de pôr à vistas as contribuições dadas pelos espaços das brinquedotecas ao desenvolverem o aprender através das brincadeiras e do lúdico fornecendo um largo conceito de mundo, de sentimentos, criatividade e respeito ao próximo, oferecendo com isso apoio para as atividades pedagógicas. Constatação da importância desses espaços como um ambiente efetivo para a construção da aprendizagem das crianças. Espaço que percebe a essencial importância de serem desenvolvidas e supervisionadas por um bibliotecário. Para efetivar esta pesquisa foi realizada um levantamento bibliográfico sobre o tema, mediante ao uso da abordagem qualitativa e exploratória onde podemos considerar que as brinquedotecas pode ajudar no desenvolvimento da criança, identificando como um meio positivo de suporte pedagógico em uma atmosfera de socialização e convivência. Assim, este estudo contribuiu para constatar o quanto é relevante e motivador o lúdico nas vivências/experiências infantis e o quanto se faz necessário a atuação do bibliotecário nesses ambientes.
Abstract: The objective of the research is to discuss the importance of toy libraries in the development of the process of learning of the children 's audience with playful activities assisted by the librarian, with the purpose of putting into view as contributions to the spaces of the toy libraries to the enterprise to learn about the games and the playful Suggesting a broad concept of world, of feelings, creativity and respect to the neighbor, offering with support for the pedagogic activities. Finding the importance of an effective environment for building children's learning. Space that realizes an essential importance of developed and supervised by a librarian. The objective of this project is the application of the qualitative and exploratory approach where we can consider that as toy libraries we can help without child development, identifying as a positive means of pedagogical support in an atmosphere of socialization and coexistence. Thus, this study contributed to verify how relevant and motivating is the playfulness in children's experiences / experiences and how much is needed to update librarians in these environments.
Palavras-chave: Brinquedoteca
Aprendizagem lúdica
Aprendizagem pedagógica
Bibliotecário
Lúdico
Incentivo à leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14711
Data do documento: 5-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLC12062019.pdf449,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons