Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14715| Tipo: | TCC |
| Título: | A responsabilidade social do bibliotecário no processo de incentivo à leitura: revisão sistemática da literatura na base de dados BRAPCI |
| Autor(es): | Oliveira, Maria Kalyne Candeia de. |
| Primeiro Orientador: | Santana, Vanessa Alves. |
| Resumo: | A leitura é um componente complementar, referencial e essencial no desenvolvimento sequencial do indivíduo. Constitui-se em uma das diretrizes responsáveis pela formação de um cidadão informado, independente e crítico. Perante isto, o objetivo deste estudo recai em analisar os artigos publicados na BRAPCI (Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação), sobre a relevância da leitura na formação do indivíduo como uma responsabilidade social do Bibliotecário. No que diz respeito ao procedimento metodológico, classifica-se como pesquisa bibliográfica, com abordagem quantitativo-descritivo. Com relação a coleta de dados, realizamos uma observação sistemática dos artigos na base de dados BRAPCI a partir de descritores instituídos e relacionados com temática abordada que diz respeito ao Bibliotecário, Incentivo à Leitura e Responsabilidade Social nos últimos 5 anos, isto é, do ano de 2011-2016. A pesquisa infere o relevante papel socioeducacional que tanto os profissionais como a própria Biblioteconomia têm na sociedade. |
| Abstract: | Reading is a complementary, indicative and essential element to develop the ongoing skill of the individual. It is based on a part of the guidelines concerned to form an enlightened, independent and critical citizen. This way, this study aims to analyze articles published in the BRAPCI (REFERENTIAL DATABASE JOURNAL FOR PAPERS SPECIALIZED IN INFORMATION SCIENCE) how necessary reading is to the individual formation, as a social responsibility of the Librarian. According to the methodological approach, it is classified as a bibliographical research in a quantitative, descriptive approach. In relation to the data collection, it was attempted to observe regularly the papers on the database of BRAPCI, from the descriptors indicated which were, and related to the theme discussed which concerns the Librarian, Reading Incentive and Social Responsibility over the last five years, that is, from 2011 to 2016. This research concludes that both Library Science and its professionals have an important role in the socio-educational field. |
| Palavras-chave: | Incentivo à leitura Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) Leitura Responsabilidade social Bibliotecário Papel Social do Bibliotecário Efeitos da leitura |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14715 |
| Data do documento: | 14-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MKCO12062019.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
