Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14718
metadata.dc.type: TCC
Title: Perspectivas de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino regular
metadata.dc.creator: Silva, Juliany Helena Tavares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Jusselino Filho, Pedro
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema ainda pouco compreendido e abordado, principalmente no âmbito educacional. Entretanto, é um assunto que vem ganhando cada vez mais popularidade e destaque no mundo inteiro, tendo em vista o aumento alarmante de casos diagnosticados e os crescentes debates sobre inclusão. O objetivo do presente trabalho é realizar um levantamento teórico sobre o TEA e suas implicações no âmbito educacional, a fim de fornecer subsídios para que profissionais da educação possam melhor compreender o transtorno, possibilitando práticas inclusivas mais eficazes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados serão obtidos por meio de leitura crítica, interpretação e posterior reflexão acerca das informações colhidas. Os estudos revelaram uma carência significativa na literatura no que se refere à educação no ensino regular de indivíduos com TEA, principalmente de adolescentes e adultos. Observou-se também que muitas conquistas e direitos foram obtidos nos últimos anos a fim de favorecer pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento; porém, alguns deles contribuem para acentuar ainda mais as desigualdades e não parecem tão eficazes na prática. Foi enfatizada a necessidade de flexibilização curricular, adequação do ambiente e adoção de um ensino estruturado e individualizado para atender às necessidades de alunos com TEA. Algo que é também essencial é a preparação de professores do ensino regular, um trabalho multidisciplinar, e o rompimento com rótulos e estigmas sociais impostos a esse grupo. O indivíduo com TEA precisa ser visto como ser humano complexo e com capacidades a serem desenvolvidas, não devendo ser resumido a um diagnóstico.
Abstract: Autism Spectrum Disorder is a subject that is still poorly understood and addressed, especially in the educational field. However, it is a subject that is gaining increasing popularity and prominence worldwide, in view of the alarming increase in diagnosed cases and the growing debates about inclusion. The aim of the present study is to carry out a theoretical study about TEA and its educational implications in order to provide support for educational professionals to better understand the disorder, enabling more effective inclusive practices. It is a bibliographical research, in which the data will be obtained by means of critical reading, interpretation and later reflection on the information collected. The studies revealed a significant lack in the literature regarding education in the regular education of individuals with ASD, mainly adolescents and adults. It was also noted that many achievements and rights have been gained in recent years in order to favor people with disabilities and global developmental disorders; however, some of them contribute to further accentuate inequalities and do not seem so effective in practice. It was emphasized the need for curricular flexibilization, adaptation of the environment and adoption of a structured and individualized education to meet the needs of students with ASD. Something that is also essential is the preparation of teachers of regular education, a multidisciplinary work and the disruption with labels and social stigmas imposed on this group. The individual with ASD needs to be seen as a complex human being with capabilities to be developed and should not be summarized to a diagnosis.
Keywords: Transtorno do espectro autista
Inclusão de pessoas com necessidades especiais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14718
Issue Date: 14-May-2019
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JHTS12062019.pdf659,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.