Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1473
metadata.dc.type: TCC
Title: Obsolescência programada: o comportamento do consumidor frente à nova geração de dispositivos de telefonia móvel
metadata.dc.creator: LUNA, Thomas Lineker do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo é uma análise do fenômeno conhecido como obsolescência programada e suas relações com o mercado de celulares smartphones, procurando caracteriza-lo a partir da ótica de estudantes de administração que os consomem. O consumo de smartphones tem crescido a largos passos nos últimos anos, fato que é explicado pela combinação de vários fatores, como pressão social, necessidade de interação, status entre outros. A cada dia mais arraigados na cultura de comunicação, com seus inúmeros aplicativos e sua usabilidade intuitiva, os smartphones têm, não apenas, se tornado mais vendidos e desejados, mas também cada vez mais rapidamente obsoletos, em virtude da sucessão com que novos chegam ao mercado e, portanto, descartados. Amplamente utilizada como parte do sistema mercadológico atual, a obsolescência programada consiste na limitação da vida útil de produtos para alavancar vendas, sendo esta limitação possível mediante técnicas de fabricação ou de deturpações de marketing. Embora, tais métodos sejam conhecidos e discutidos desde o início do século XX, este é um tema que permanece atual tendo em vista a propensão do fenômeno a gerar efeitos minimamente controversos, ao passo que, na busca por lucro as empresas arriscam-se a ficarem mal vistas frente aos consumidores que se sentem lesados pela prática. O método de pesquisa utilizado consistiu-se na realização de dois grupos focais nos quais foram utilizados como objeto de discussão, as duas marcas com maior penetração no mercado brasileiro, Apple e Samsung e que se encontram nas categorias de luxo e populares. Posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo dos resultados obtidos em ambos, o que permitiu o alcance dos objetivos determinados. Diante das respostas dos participantes foi possível identificar os motivos das escolhas de determinados aparelhos, e ainda como o descarte de outros tantos ocorre, levando em conta suas características como sendo ou não dispositivos de luxo, duráveis, acessíveis ou não. O estudo evidencia o uso da obsolescência como parte fundamental para a indústria de telefonia móvel tal como ela vem se mostrando na atualidade, incidindo direta e indiretamente sobre os dispositivos, para forçar novas compras.
Abstract: This study is an analysis of the phenomenon known as planned obsolescence and its relations with the mobile smartphone market, looking for features it from the perspective of business students who consume them. The consumption of smartphones has grown by leaps and bounds in recent years, a fact that is explained by the combination of several factors such as social pressure, need for interaction, status and more. Every day more ingrained in the culture of communication, with its numerous applications and intuitive usability, smartphones have not only become best sellers and desired, but also increasingly obsolete quickly, due to the succession that come to new market and therefore discarded. Widely used as part of the current marketing system, planned obsolescence is the limited life products to boost sales, which is limited by possible manufacturing techniques or marketing misrepresentations. Although such methods are known and discussed since the early twentieth century, this is an issue that remains current in view of the tendency of the phenomenon to generate minimally controversial effects, whereas in profit by search companies they risk becoming frowned front of consumers who feel harmed by the practice. The research method used, which consisted in conducting two focus groups that were used as the subject of discussion, the two brands with the highest penetration in the Brazilian market, Apple and Samsung and are in luxury and popular categories. Was subsequently performed a content analysis of the results obtained in both, allowing the achievement of certain goals. Given the responses of the participants was possible to establish for what reasons the choices of certain appliances, and even the disposal of so many is, taking into account its characteristics as whether or not luxury devices, durable, affordable or not. The study shows the use of obsolescence as a fundamental part for the mobile phone industry as it is proving today, focusing directly and indirectly on the devices, to force new purchases.
Keywords: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CONSUMISMO
OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1473
Issue Date: 21-Oct-2016
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLNL21102016.pdf821,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.