Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14740Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Midiam Ramos da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-17T11:17:59Z | - |
| dc.date.available | 2013-09-30 | - |
| dc.date.available | 2019-06-17T11:17:59Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14740 | - |
| dc.description.abstract | This paper analyzes the contributions of children's books in the literacy process. We know that children's books are useful in the transmission of values, knowledge and culture, and assists the child in touch with the world of writing. Through the use of children's books in the classroom the teacher can work various genres from different eras. Even the child mastering reading, the teacher can take the role of storyteller or reader to their students and bring knowledge to them. And so pleasurable insert them into the world of reading and writing, stimulating the imagination, the understanding of the world and develop critical thinking. For many children contact with storybooks is a magical time and the school is a privileged space for providing this to their students, because often this is the only time that some children have direct contact with children's literature. Contact with these books is very important for the construction of social identity and culture of each child and that contact must be initiated from the early years, even before the children are literate. The teacher literate shorten the distance that still exists among children in the process of literacy and children's literature. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-17T11:17:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRC30092013.pdf: 542508 bytes, checksum: 8074e9a70d084a1f88f797f1da7e457a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-17T11:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRC30092013.pdf: 542508 bytes, checksum: 8074e9a70d084a1f88f797f1da7e457a (MD5) Previous issue date: 2013-08-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Livros infantis | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
| dc.title | A literatura infantil e a alfabetização | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Toscano, Geovânia da Silva | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho trata das contribuições dos livros infantis no processo de alfabetização. Sabemos que os livros infantis são uteis na transmissão de valores, de conhecimento e de cultura, e auxilia a criança no contato com o mundo da escrita. Através do uso de livros infantis na sala de aula o professor pode trabalhar diversos gêneros textuais de diferentes épocas. Mesmo a criança que dominando a leitura, o professor pode assumir o papel de contador de histórias ou de leitor para seus educandos e levar conhecimento a eles. E de maneira prazerosa inseri-los no mundo da leitura e escrita, estimulando a imaginação, a compreensão de mundo e a desenvolver o senso crítico. Para muitas crianças o contato com livros de histórias é um momento mágico e a escola é um espaço privilegiado por proporcionar isso a seus educandos, pois muitas vezes esse é o único momento que algumas crianças têm contato direto com a literatura infantil. O contato com esses livros é muito importante para a construção da identidade social e cultura de cada criança e esse contato precisa ser iniciado desde os anos iniciais, antes mesmo das crianças estarem alfabetizadas. Cabe ao professor alfabetizado encurtar a distancia que ainda existe entre as crianças em processo de alfabetização e a literatura infantil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MRC30092013.pdf | 529,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
