Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Tarciana Santana-
dc.date.accessioned2019-06-17T11:32:34Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2019-06-17T11:32:34Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14741-
dc.description.abstractThe purpose of this research focuses on the study of how games and activities can influence on student learning. It is known that it is through play that children socialize in the school environment and thus learn to live with each other and their surroundings. Play is an intrinsic action child life, so it can be an efficient tool for use in the child's educational process. The act of playing lights the imagination and creativity of children, providing opportunities for a more meaningful learning the child, challenging teachers and students seek solutions to imagined and experienced situations, stimulating thus the student's creativity, social skills, motor and emotional. Here we understand the playfulness as something essential to the human being, being a facilitator of the processes of socialization, communication, expression and construction of knowledge at school. Thus, we point out that through the playful children can socialize in the school environment and thus learn to live with each other and their surroundings. Thus, the intention to answer some questions and inquiries, we interviewed some teachers of early childhood education, in order to understand how they work the playful in the classroom. The study was conducted in five municipal schools of the city of Limon. You can tell that the playful can be a teaching tool, because by playfulness students can learn more pleasurable, more concrete and meaningful way. Thus, it is suggested that in pedagogical practice recreational activities are used to awaken the pleasure in teaching - learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-17T11:32:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSA06022015.pdf: 610958 bytes, checksum: 4d663bdfd3eddf559b7cc1ff2e9ae2f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-17T11:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSA06022015.pdf: 610958 bytes, checksum: 4d663bdfd3eddf559b7cc1ff2e9ae2f5 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO lúdico como intervenção pedagógica da educação infantil: uma análise nas escolas municipais do município de Limoeiro-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joseane Abílio de Sousa-
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa concentra-se no estudo de como os jogos e brincadeiras podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Sabe-se que é através do lúdico que a criança socializa no ambiente escolar e assim, aprende a conviver com o outro e seu entorno. A brincadeira é uma ação intrínseca a vida infantil, por isso pode ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional de criança. O ato de brincar acende a imaginação e a criatividade da criança, oportunizando uma aprendizagem mais significativa a criança, desafiando professores e alunos buscar soluções para situações imaginadas e vivenciadas, estimulando assim, a criatividade do aluno, suas habilidades sociais, motoras e emocionais. Aqui compreendemos a ludicidade como algo imprescindível ao ser humano, sendo facilitadora dos processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento no espaço escolar. Desse modo, apontamos que por meio do lúdico a criança pode se socializar no ambiente escolar e assim, aprende a conviver com o outro e seu entorno. Assim, como intuito de responder alguns questionamentos e indagações, entrevistamos alguns professores da Educação Infantil, com a finalidade de compreender como eles trabalham o lúdico na sala de aula. O trabalho foi realizado em cinco escolas da rede municipal da cidade do Limoeiro. É possível dizer que o lúdico pode ser uma ferramenta pedagógica, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e mais significativa. Assim, sugere-se que na prática pedagógica sejam utilizadas atividades lúdicas, que desperte o prazer no processo de ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSA06022015.pdf596,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons