Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14743Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Jéssica Gonçalo de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-17T11:53:34Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-15 | - |
| dc.date.available | 2019-06-17T11:53:34Z | - |
| dc.date.issued | 2013-09-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14743 | - |
| dc.description.abstract | The research seeks to understand how methodology was discussed in textbooks of geography published in Brazil during the Primeira República (1889- 1930). We believe this period includes major political and also educational clashes, which were crucial for the teaching of geography, and was these aspects that guided us to choice Primeira República as our time frame. In order to realize our goal we analyze the work “Os Estados ad Republica”, by Sebastião Paraná, aiming to evidence methodological issues, as well as ideological discourses present in the content. For that, we turn to scientific literature addressed to the history of school subjects as a theoretical perspective. From this perspective we consider that the students knowledge have some autonomy in relation to the knowledge produced in the universities; this first kind of knowledge is determined by the several disciplines contained in the school curriculum, a "school culture" product. Thus, knowing the importance of discussing issues that may demystify the process of building the history of education field, we developed a work that recognizes the importance of textbooks for that field, pointing out the centrality exerted by the textbook in school life. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-17T11:53:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGS15102013.pdf: 4544263 bytes, checksum: c2fcfb02e7126d60d2dfb7b7e558104a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-17T11:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGS15102013.pdf: 4544263 bytes, checksum: c2fcfb02e7126d60d2dfb7b7e558104a (MD5) Previous issue date: 2013-09-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - geografia | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - metodologia | pt_BR |
| dc.title | O livro didático como indicador de uma cultura escolar: uma análise da obra “os estados da república” de Sebastião Paraná | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Maria Adailza Martins de | - |
| dc.description.resumo | Nossa pesquisa busca compreender as abordagens metodológicas presentes nos livros didáticos de Geografia publicados no Brasil durante o período da Primeira República (1889 a 1930). Consideramos que este período compreende grandes embates políticos e também educacionais, que foram primordiais para o ensino de Geografia, portanto norteador para a escolha do nosso recorte temporal. No intuito de dar conta do nosso objetivo analisamos a obra Os Estados da Republica do autor Sebastião Paraná, com o objetivo de evidenciarmos as questões metodológicas, assim como os discursos ideológicos presentes nos conteúdos. Para tanto, recorremos à literatura que aborda a história das disciplinas escolares enquanto uma perspectiva teórica. Partindo desta perspectiva consideramos que os saberes escolares têm certa autonomia em relação aos conhecimentos produzidos na academia, sendo esses saberes determinados pelas diversas disciplinas que constam nos currículos escolares, produtos de uma “cultura escolar”. Assim, conhecedores da relevância de se discutir questões que possam desmistificar o processo de construção do campo de história da educação, desenvolvemos um trabalho em que reconhece a importância dos livros didáticos para o referido campo, apontando a centralidade exercida pelo livro didático no cotidiano escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JGS15102013.pdf | 4,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
