Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14744Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Medeiros, Ana Mércia Costa de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-17T12:07:31Z | - |
| dc.date.available | 2015-12-11 | - |
| dc.date.available | 2019-06-17T12:07:31Z | - |
| dc.date.issued | 2015-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14744 | - |
| dc.description.abstract | This work is the result of care a student with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), which presented this experience report. It made a review on the nomenclature, pharmacology and scientific researches about the symptoms that it gathered over the years, being visible as this construction sometimes appears confused, with its advances and setbacks. From this, the work discusses the consequences of diagnosing a disorder attributed to a child. Wonders about the medicalization: it would be a way to treat suffering (and symptoms) that really need to be minimized or it would be an easy way to characterize subjects in a school standard considered ideal before the teacher collapse in the teaching-learning process? With this reflection, based on an experience in the classroom, it was possible to give another meaning to the symptoms presented by a child with ADHD. The contact with it show that there were other possibilities not just treat ADHD as a sick - sometimes justification for their behavior - in addition, demonstrate the importance of dialogic in teacher-student relationship that culminated in the child school development. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-17T12:07:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCM11122015.pdf: 464028 bytes, checksum: fc14176a1997168ac4e0e5c3cc7e98a9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-17T12:07:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCM11122015.pdf: 464028 bytes, checksum: fc14176a1997168ac4e0e5c3cc7e98a9 (MD5) Previous issue date: 2015-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
| dc.subject | Professor - aluno | pt_BR |
| dc.title | O atendimento de alunos(as) com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Janine Marta Coelho | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho é resultado do atendimento um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo apresentado relato desta experiência. É feito um levantamento sobre a construção dessa nomenclatura, a farmacologia utilizada e as articulações científicas sobre os sintomas que nele se agruparam ao longo dos anos, sendo visível o quanto essa construção por vezes se apresenta confusa, com seus avanços e retrocessos. A partir disso, discute as consequências do diagnóstico de um transtorno atribuído a uma criança. Questiona-se sobre a medicalização: seria uma forma de tratar sofrimentos (e sintomas) que realmente precisam ser minimizados ou seria uma maneira fácil de enquadrar sujeitos num padrão escolar tido como ideal diante da falência do(a) professor(a) em dedicar-se ao processo de ensino-aprendizagem? Com essa reflexão, a partir de uma vivência em sala de aula, foi possível dar outro sentido à sintomatologia apresentada por uma criança portadora de TDAH. O contato com ela ajudou a repensar o que é mesmo que medicamos, tendo sido possível mostrar que havia outras possibilidades que não simplesmente tratá-la como doente – por vezes, justificativa para seu comportamento –, além da demonstração da importância da relação dialógica professor-aluno que culminou no desenvolvimento escolar desta criança. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMCM11122015.pdf | 453,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
