Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14753
Tipo: | TCC |
Título: | O caso de Grace Fryer e as garotas fantasmas: uma proposta de sequência didática com abordagem CTS para o estudo da radioatividade |
Autor(es): | Delgado , Patrísia do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Lima, Claudio Gabriel Lima Júnior |
Resumo: | A educação CTS enfatiza que é necessário incorporar à sala de aula temas que se conectam com o contexto dos estudantes, principalmente para gerar interesse dos alunos na temática de ciências. Isso foi considerado ao escolhermos a história de Grace Fryer e as garotas fantasmas como contexto para construção de uma metodologia que promovesse o aprendizado sobre radioatividade. A proposta é promissora e inovadora por considerar temas transversais como leis trabalhistas, direito das mulheres e notícias falsas, e por utilizar pressupostos teórico-metodológicos da aprendizagem por representação múltipla. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma sequência didática que tem por base o contexto social da história de Grace Fryer e garotas do rádio dentro da perspectiva da aprendizagem significativa e da educação CTS para promover ações e tomada de decisão pelos estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual no município de Mari, na Paraíba, através da cooperação entre conteúdos científicos e éticos. Descrevemos as sequências das aulas e utilizamos uma abordagem qualitativa para analisar a produção escrita, visual e oral dos estudantes com o intuito de validar a intervenção didática proposta. Consideramos que a proposta permite uma efetiva implementação de cada etapa da temática analisada. |
Abstract: | The STS education emphasizes that it is necessary to incorporate themes into the classroom that connect with the context of the students, mainly to generate interest of the students in the science theme. This was considered when choosing the story of Grace Fryer and the ghost girls as a context for constructing a methodology that promotes learning about radioactivity. The proposal is promising and innovative because it considers cross-cutting themes such as labor laws, women's law and fake news, and to use theoretical-methodological assumptions of multimedia learning. The objective of this work was to apply a didactic sequence based on the social context of the story of Grace Fryer and radium girls within the perspective of meaningful learning and STS education to promote actions and decision making by high school students of a public school located in Mari, Paraíba, through the cooperation between scientific and ethical contents. We describe the sequence of lessons and used a qualitative approach to analyze the students' written, visual and oral production in order to validate the proposed didactic intervention. We consider that the proposal allows for effective implementation of each step from the measured subject. |
Palavras-chave: | Garotas do rádio Radioatividade Grace Fryer Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas e da Natureza |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14753 |
Data do documento: | 9-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PND17062019.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.