Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14767
Tipo: TCC
Título: Análise das imagens relacionadas à ecologia em livros de biologia
Autor(es): Silva, Ana Carla de Lima
Primeiro Orientador: Guimarães, Andreia de Sousa
Resumo: O livro didático(LD) é considerado como uma das principais fontes de divulgação cientifica utilizado na educação básica, é uma fonte que investiga diversos fenômenos que interagem o cotidiano, deve servir como fonte de pesquisa sobre assuntos diversos, mas que estabelecem nexos durante as investigações dos alunos. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o maior programa do Governo Federal e tem a intenção de contribuir para a garantia de materiais de qualidade para o ensino. De acordo com PNLD de 2015, o texto é sempre apresentado numa dada disposição (diagramação) ladeado, complementado ou interrompido por imagens (fotos, ilustração), gráficos e tabelas, elementos que serão tomados em conta, ao lado da leitura do texto, para a recepção mais geral das mensagens. Por meio das imagens, o aprendizado se torna mais significativo, quando o aluno realiza atividades com palavras e imagens, ele consegue construir conhecimentos sobre o conteúdo. O trabalho trata de uma abordagem de cunho qualitativo, através da Pesquisa Bibliográfica. A análise foi realizada no conteúdo de Ecologia, com enfoque nas imagens oferecidas pelo livro, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, mais propriamente, o da área de Biologia. Um dos objetivos do PCNEM é que os alunos conheça diferentes formas de obter informações (leitura de texto e imagem), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo. Os livros analisados não explora as interferências humanas no meio ambiente, ou seja, não há estudo sobre educação ambiental. Assim apenas ambiente ecologicamente correto são apresentados sem dar ênfase para a problema da devastação ambiental provocada pelo ser humano, espécies em extinção pela caça, poluição, queimadas e desmatamento e outros. Observou - se que as legendas das imagens dos livros analisados trazem informações sobre os animais e plantas, como tamanhos e nomes científicos e outras informações claras, explicativas e coerentes com o texto, que facilita aos leitores o entendimento do assunto com a realidade.
Abstract: The textbook (LD) is considered as one of the main sources of scientific dissemination used in basic education, it is a source that investigates several phenomena that interact daily, should serve as a source of research on different subjects, but that establish links during investigations from the students. The National Textbook Program (PNLD) is the largest program of the Federal Government and intends to contribute to the guarantee of quality materials for teaching. According to PNLD 2015, text is always presented in a given layout (diagramming) flanked, complemented or interrupted by images (photos, illustration), graphics and tables, elements that will be taken into account, next to reading the text, to the most general reception of messages. Through the images, the learning becomes more significant, when the student performs activities with words and images; he is able to build knowledge about the content. The work deals with a qualitative approach, through Bibliographic Research. His analysis was carried out in the content of Ecology, focusing on the images offered by the book, according to the National Curricular Parameters for High School, more properly, that of the Biology area. One of the objectives of the PCNEM is that the students know different ways of obtaining information (reading of text and image), selecting those pertinent to the biological subject under study. The books analyzed do not explore the human interferences in the environment, that is, there is no study on environmental education. Thus only ecologically correct environment are presented without giving emphasis to the problem of human-caused environmental devastation, species in extinction by hunting, pollution, burning and deforestation and others. It was observed that the captions of the analyzed images bring information about animals and plants, such as scientific sizes and names and other information that is clear, explanatory and coherent with the text, which facilitates the reader’s understanding of the subject with reality.
Palavras-chave: PNLD
PCNEM
Recursos didáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundametais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14767
Data do documento: 5-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACLS19062019.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons