Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14774
Tipo: TCC
Título: Formação Continuada de Professores: A utilização de trilhas interpretativas como instrumento pedagógico
Autor(es): Pedrosa, Kamila Marques
Primeiro Orientador: Xavier, Wilson José Félix
Resumo: O estudo teve como objetivo intervir na construção de uma ação de formação continuada de professores para utilização de trilhas interpretativas como processo pedagógico, e analisar reflexivamente sobre os diferentes aspectos dessa intervenção. A formação foi realizada com professores e professoras da rede estadual de ensino da cidade de Areia, estado da Paraíba. Caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e como pesquisa participante. As atividades desenvolvidas com os professores (as) foram parte do projeto PROLICEN (Programa de Licenciaturas) e, foram realizadas em dois momentos distintos. Para coleta dos dados foi utilizado questionário, observação e grupo focal. O primeiro momento teve a presença de nove professores (as) e ocorreu por meio da formação teórica em sala de aula mediado por discussões sobre temas Educação ambiental, Formação Docente, Unidade de Conservação, Metodologias Ativas, Trilhas interpretativas, Mata do Pau Ferro e exposição dos recursos pedagógicos. O segundo momento de formação ocorreu na Mata do Pau Ferro com a presença de quatro professores (as) que participaram das trilhas interpretativas demarcada com pontos estratégicos e com temas pré-estabelecidos pelos monitores, a fim de estabelecer discussões sobre diversos temas. A partir dessa formação continuada foi possível elucidar que formações continuadas que envolvam os professores e os façam refletir sobre suas metodologias em sala de aula, visto que, atualmente o percurso das formações tem enfadado os docentes, mas é notório que os mesmos compreendem a necessidade de espaços formativos, principalmente, com temas relevantes para sociedade moderna e que tratam de contextos transdisciplinares.
Abstract: The objective of this study was to intervene in the construction of actions to continuous teacher training for the use of interpretive trails as a pedagogical process, and a reflexively analyze the different aspects of that intervention. The training was carried out with teachers from The State Education Network in the city of Areia, state of Paraíba. Characterized as a qualitative research approach, the activities developed with the teachers were part of the PROLICEN project (Bachelor's Program) and took place at two different times. In the beginning, there was the participation of nine teachers, and it was produced through theoretical classroom training mediated by discussions on Environmental Education, Teacher Training, Conservation Unit, Active Methodologies, Interpretive Trails, Mata do Pau Ferro, and exhibition of the pedagogical resources. The second stage of training took place in the Mata do Pau Ferro with the presence of four teachers who participated in the interpretive trails demarcated with strategic points and with pre-established themes by the monitors, in order to establish discussions on various topics. From this continuous training it was possible to elucidate that continuous training involving teachers and make them reflect on their methodologies in the classroom, since, currently the course of the training has annoyed the teachers, but it is well known that they comprise the need for training spaces, mainly, with topics relevant to modern society and dealing with transdisciplinary contexts.
Palavras-chave: Formação docente
Educação ambiental
Metodologias ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14774
Data do documento: 5-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMP19062019.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons