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metadata.dc.type: TCC
Title: Utilização de Experimento de Química: Uma análise das atividades propostas por professores da rede pública de ensino.
metadata.dc.creator: Silva, Maria Luana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira., Dayse Das Neves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Franklin Kaic Dutra
metadata.dc.description.resumo: A experimentação no ensino de química expõe a importância das aulas práticas e com abordagem diferenciada para o auxilia no processo de aprendizagem. A química está presente no cotidiano, as aulas experimentais com abordagem diferenciada para o ensino é a ponte entre sabedoria prévio do aluno e a sabedoria científica, demonstrando que a química está inserida em todo nosso habitual. Este estudo teve como objetivo analisar de que maneira a experimentação está sendo inserida na disciplina de Química no Ensino Médio e sua relação com os conteúdos abordados durante o ano letivo. A presente pesquisa consiste em um trabalho de campo, empírico, com caráter descritivo, de natureza qualitativa, na qual serão analisadas a formação, características do ambiente escolar e a metodologia dos professores de ensino médio, quanto a contribuição das aulas experimentais para a aprendizagem no ensino de Química. A pesquisa foi desenvolvida em 5 escolas da rede pública de ensino, nas cidades de Remígio, Areia e Arara localizadas no estado da Paraíba. O público alvo foram 10 professores de Química que lecionam nas turmas do ensino médio regular das escolas públicas. A proposta se trabalhou a experimentação na perspectiva do docente de química, coletando dados desde a elaboração da proposto curricular, seu desenvolvimento e os dados coletados por meio do questionário e observações. O uso da experimentação se dá no contexto de interesse, motivação, formação e disponibilidade de recursos, são competências para utilização destas para desenvolvê-las. A partir dos resultados é possível perceber que os professores transparecem a importância de práticas experimentais. A formação dos professores é limitada, pois é apenas a exigida para o cargo, poucos professores tiveram uma formação continuada, dando relevância o tempo de formação e de magistério. A característica do ambiente escolar no qual os professores usam a metodologia específica, 70% das escolas não contém laboratório de Química, portanto as aulas são realizadas em sala de aula, contendo inúmeras dificuldades, como a falta de materiais e motivação. As escolas que contém laboratório, os professores relataram sobre a quantidade excessiva de alunos e falta de auxílio para suprir a necessidade de acompanhar os alunos. Conclui-se que os professores enfrentam e tentam suprir a necessidade de inúmeras impossibilidades enfrentadas para realizar aulas experimentais.
Abstract: Experimentation in chemistry teaching exposes the importance of practical lessons and differentiated approach to assists in the learning process. The chemistry is present in daily life, experimental classes with differentiated approach to teaching is the bridge between prior and wisdom the scientific wisdom, demonstrating that chemistry is embedded in all our usual. This study aimed to examine in what way the trial is being inserted in the discipline of chemistry in high school and your relationship with the content covered during the school year. The present research consists of a field work, empirical data, descriptive, qualitative in nature, in which will be analysed the formation, characteristics of the school environment and the methodology of high school teachers, as the contribution of experimental lessons learning in teaching chemistry. The survey was developed in 5 schools in the public school system in the cities of Remígio, Areia and Arara located in the State of Paraíba. The target audience were 10 Chemistry teachers who teach in high school classes of regular public schools. The proposal if it worked in terms of experimentation teaching of chemistry, collecting data since the drafting of the proposed curriculum, your development and data collected through the questionnaire and comments. The use of the trial takes place in the context of interest, motivation, training and availability of resources, are using these skills to develop them. From the results it is possible to notice that the teachers reflected the importance of experimental practices. The training of teachers is limited, as it is only required for the position, few teachers have had a continuous formation, giving the training time and relevance of teaching. The characteristic of the school environment in which teachers use specific methodology, 70% of schools does not contain Chemical Lab, so classes are conducted in the classroom, containing numerous difficulties, such as lack of materials and motivation. Schools containing laboratory, teachers reported about the excessive amount of students and lack of aid to meet the need to monitor students. It is concluded that teachers face and try to meet the need of numerous impossibilities faced to perform experimental classes.
Keywords: Química
Experimentação
Ensino Público
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14776
Issue Date: 7-Jun-2019
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