Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevêdo, Lucianna Silvestre de Castro.-
dc.date.accessioned2019-06-19T17:53:55Z-
dc.date.available2019-06-19T17:53:55Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14784-
dc.description.abstractDue to globalization, information society has suffering a crescent advance in the propagation of information and use of technologies, causing, thus, a daily challenge that organizations have to deal with to manage their crescent information flux. It is highlighted the role of information and knowledge as essential elements of support to the organizational environments, as well as the role of the librarian as an information and knowledge manager, considering that the librarian is the main professional able to perform the function of a mediator and producer agent of information contents. By means of a literature review, the theoretical foundation approaches discussions about the librarian, Librarianship, manager librarian, information management (IM) and knowledge management (KM) in information units, entrepreneurship, entrepreneur librarian, and the relation between Librarianship and entrepreneurship. It is added a discussion about the competences of librarians, by means of the analysis of authors such as Carvalho (1999), Barreto (2002) and Silva (2009). In methodological terms, the research is characterized as qualitative with exploratory and descriptive nature. To reach the objective, it was developed a research in the Lattes Curricula of the professors of the Librarianship Course of the Federal University of Paraíba (UFPB), in which it was done a survey and mapping of the articles about management which were published in 2015 and 2016. From the obtained results by means of the collected data, it is verified the importance of the librarian as a manager of information units and libraries, whether public, private, school or university ones. However, it is necessary the offering of a service able to overcome the walls of library, by means of interactions with web dispositive and other electronic resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rebeca Cardone (rebecaklywiann@gmail.com) on 2019-06-19T17:53:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCSA19062019.pdf: 1051398 bytes, checksum: da7d335c1b59da67cf7f2525d6d97460 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T17:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCSA19062019.pdf: 1051398 bytes, checksum: da7d335c1b59da67cf7f2525d6d97460 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectBibliotecário gestorpt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectBibliotecário empreendedorpt_BR
dc.titleO papel do bibliotecário como gestor e empreendedor da informação e do conhecimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Llarena, Rosilene Agapito da.-
dc.description.resumoCom a globalização, a sociedade da informação vem sofrendo um crescente avanço na propagação de informações e uso das tecnologias, ocasionando assim um desafio diário que as organizações têm que lidar para gerenciar seu crescente fluxo informacional. Destaca-se o papel da informação e do conhecimento como elementos essenciais de apoio aos ambientes organizacionais, bem como o papel do bibliotecário enquanto gestor da informação e do conhecimento, tendo em vista que o bibliotecário é o principal profissional apto a desempenhar a função de agente produtor e mediador de conteúdos informacionais. Por meio de revisão de literatura aborda-se, na fundamentação teórica, discussões acerca do profissional bibliotecário, Biblioteconomia, bibliotecário gestor, gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC) em unidades de informação, empreendedorismo, bibliotecário empreendedor e a relação entre Biblioteconomia e empreendedorismo. Acrescenta-se discussão acerca das competências do bibliotecário, analisando-se a literatura de autores da área, como Carvalho (1999), Barreto (2002) e Silva (2009). Em termos metodológicos, caracteriza-se a pesquisa como qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Para se alcançar o objetivo, recorreu-se à pesquisa no Currículo Lattes dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram feitos levantamento e mapeamento dos artigos publicados na área de gestão nos anos de 2015 e 2016. A partir dos resultados obtidos por meio dos dados coletados, verificou-se a importância do bibliotecário enquanto gestor de unidades de informação e bibliotecas, sejam elas públicas, privadas, escolares ou universitárias. No entanto, é necessário que se ofereça um serviço capaz de ultrapassar as paredes da biblioteca, através de interações com dispositivos da web e outros recursos eletrônicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCSA19062019.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons