Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14805
Tipo: | TCC |
Título: | Do uso popular à concepção científica: plantas medicinais como tema contextualizador no ensino de química orgânica |
Autor(es): | Trindade, Emmely Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Lima Júnior, Claudio Gabriel |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar e reconhecer algumas das principais plantas medicinais utilizadas no combate a diversas doenças, formas de extração, riscos e benefícios, estrutura química, grupos funcionais e propriedades dos seus princípios ativos, mostrando a importância da química enquanto ciência de maneira interdisciplinar e contex tualizada. Este, por sua vez, foi realizado com alunos do 3° ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Pedro Lins Vieira de Melo localizada em João Pessoa-PB. A metodologia de ensino desenvolvida foi baseada nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento. No primeiro momento, foi aplicado o questionário inicial para identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca da temática “Plantas Medicinais” e algumas questões sobre Química Orgânica, seguido da realização de uma pesquisa sobre o tema. Em seguida, foi dada uma aula sobre Plantas Medicinais, onde foi abordada a importância histórica das plantas medicinais, os óleos essenciais e demais princípios ativos extraídos de plantas, suas importâncias, usos, formas de extração, riscos e toxicidade. Posteriormente, organizou-se o conhecimento, por meio de duas aulas de revisão de Química Orgânica, abordando as propriedades típicas do carbono, fórmula molecular, fórmula estrutural, classificação dos carbonos, classificação das cadeias carbônicas, funções orgânicas e exercícios. Na etapa de aplicação do conhecimento, foi aplicado o “Jogo das Plantas Medicinais”, que tinha por objetivo identificar qual estrutura corresponde ao princípio ativo de determinada planta, a partir das informações contidas em cada carta. Finalmente, um segundo questionário foi aplicado para investigar o aprimoramento em relação à compreensão do tema e aos assuntos abordados. Os resultados mostraram um aumento de (64,81%) nos acertos da questão de fórmula molecular e classificação dos carbonos, e um aumento de (50,46%) nos acertos da questão de funções orgânicas em comparação ao questionário inicial. Percebeu-se que “O Jogo das plantas medicinais” pode contribuir de forma satisfatória na aprendizagem dos conteúdos abordados, além de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e motivantes para os alunos. |
Abstract: | This work aimed to identify and recognize some of the main medicinal plants used in the fight against various diseases, extraction forms, risks and benefits, chemical structure, functional groups and properties of its active principles, showing the importance of chemistry as a science in an interdisciplinary way and contextualized. This, in turn, was carried out with students of the 3rd year of the Secondary School of E.E.E.F.M. Pedro Lins Vieira de Melo located in João Pessoa-PB. The teaching methodology developed was based on three pedagogical moments: initial problematization, organization and application of knowledge. At the first moment, the initial questionnaire was applied to identify the students' previous knowledge about the theme "Medicinal Plants" and some questions about Organic Chemistry, followed by a research on the subject. Next, a lecture was given on Medicinal Plants, which dealt with the historical importance of medicinal plants, essential oils and other active principles extracted from plants, their importance, uses, forms of extraction, risks and toxicity. Later, we organized the knowledge through two classes of review of Organic Chemistry, addressing the typical properties of carbon, molecular formula, structural formula, classification of carbons, classification of carbon chains, organic functions, and exercises. At the stage of application of knowledge, the "Medicinal Plants Kit" was applied, whose objective was to identify which structure corresponds to the active principle of a given plant, based on the information contained in each letter. Finally, a second questionnaire was applied to investigate the improvement in relation to the understanding of the subject and the subjects addressed. The results showed an increase of (64.81%) in the answers to the question of molecular formula and classification of carbons, and an increase of (50.46%) in the correctness of the question of organic functions in comparison to the initial questionnaire. It was noticed that "The game of medicinal plants" can contribute in a satisfactory way in the learning of the contents covered, besides making the classes more dynamic, interactive and motivating for the students. |
Palavras-chave: | Plantas medicinais Química orgânica Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14805 |
Data do documento: | 27-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EOT21062019.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.