Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGerôncio, Carla Priscila-
dc.date.accessioned2019-06-24T15:19:23Z-
dc.date.available2015-05-25-
dc.date.available2019-06-24T15:19:23Z-
dc.date.issued2014-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14807-
dc.description.abstractThis work is based on field research begun in 2011 and completed in 2014. The main objective of the research is to reflect from pictures- photographs and a documentary- as women artisans manufacture their wares. The survey was conducted in the Quilombo Talhado, Quilombo Comunity represented in the film Aruanda of Linduarte Noronha, pioneering filmmaker to portray the interior of Paraíba realistically in the 1960s. Aruanda was a movie considered one of the exponents of the new cinema. The research proposes to understanding how the process of production of wares from the perspective of their own potters using the method of visual anthropology. It is intended to reveal how they depict their own identity and ethnic representations in the Community, building an image representation based on reflexivity as a method of ethnographic research. Currently the residents of Serra do Talhado are divided between Rural and Urban Quilombo. The potters still produce the dishes in the same way their ancestors did, conveying how to make dishes from generation to generation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-24T15:19:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CPG17092014.pdf: 4394807 bytes, checksum: 393beeac0616b3d8a7ad4ee1816d287d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T15:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CPG17092014.pdf: 4394807 bytes, checksum: 393beeac0616b3d8a7ad4ee1816d287d (MD5) Previous issue date: 2014-09-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectLouçapt_BR
dc.subjectVisual anthropologypt_BR
dc.subjectCrockerypt_BR
dc.titleAs louceiras de Santa Luzia - PB: um estudo imagético do “modo de fazer” a louça entre as mulheres negras da Serra do Talhadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Lara Santos de-
dc.description.resumoEste trabalho é baseado em pesquisa de campo iniciada em 2011 e concluída em 2014. O objetivo da pesquisa é refletir a partir de imagens- fotografias e um documentário - como mulheres artesãs quilombolas fabricam suas louças. A pesquisa foi realizada no Quilombo do Talhado, Comunidade Quilombola representada no filme Aruanda de Linduarte Noronha, cineasta pioneiro em retratar o sertão da Paraíba de maneira realista, na década de 1960. Aruanda foi um filme considerado um dos expoentes do cinema novo. A pesquisa se propõe a entender como se dá o processo de produção das louças a partir da perspectiva das próprias louceiras utilizando o método da antropologia visual. Pretende-se revelar como elas retratam sua própria identidade e representações étnicas na Comunidade, construindo uma representação imagética baseada na reflexividade enquanto método de pesquisa etnográfica. Atualmente os moradores da Serra do Talhado se dividem entre o Quilombo Rural e Urbano. As louceiras continuam a produzir as louças da mesma maneira que faziam seus antepassados, transmitindo o modo de fazer louça de geração para geração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPG17092014.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons