Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14842
Tipo: TCC
Título: O uso do computador e da internet como fonte de pesquisa no Laboratório de Informática da Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca - EMTBF
Autor(es): Polari, Cláudia Márcia Barros.
Primeiro Orientador: Freitas, Adolfo Júlio Porto de.
Resumo: Estudo desenvolvido com a finalidade descrever e analisar as práticas de pesquisa realizada no Laboratório de Informática da Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca – EMTBF à luz dos recursos pedagógicos disponíveis na Rede Mundial de Computadores - (INTERNET) mediante o desenvolvimento dos trabalhos escolares dos alunos do ensino médio e fundamental. Dada à natureza do processo de investigação, o método escolhido foi o estudo de caso, que segundo (GOODE, 1969 apud BRESSAN, 2000) trata-se de um tipo de análise qualitativa, cujo objetivo consiste em organizar dados sociais preservando o caráter unitário. Para a coleta dos dados fizemos uso de um questionário constituído de 08 (oito) questões, sendo duas abertas, duas fechadas e quatro de múltipla escolha. As análises dos dados revelaram a necessidade dos professores buscarem novas metodologias de ensino e fontes de conhecimentos na área, passando adotar uma nova postura frente às dificuldades e barreiras impostas pelo atual paradigma da sociedade da informação, deixando de ser o centro do saber para ser o estimulador e orientador de novos conhecimentos, aprendendo junto com o aluno e compartilhando estratégias de ensino/aprendizagem.
Abstract: Study developed with the purpose to describe and to analyze the research practices accomplished at the Laboratory of Computer science of the Municipal School Tharcila Barbosa of France. EMTBF to the light of the available pedagogic resources in the World Net of Computers - (INTERNET) by the development of the students' of the medium and fundamental teaching school works. Given to the nature of the investigation process, the chosen method was the case study, that as (GOODE, 1969 apud BRESSAN, 2000) it is a type of qualitative analysis, whose objective consists of organizing social data preserving the unitary character. For the collection of the data we made use of a constituted questionnaire of 08 (eight) subjects, being two open, two closed and four of multiple choice. The analyses of the data revealed the teachers' need to look for new teaching methodologies and sources of knowledge in the area, passing to adopt a new posture front to the difficulties and barriers imposed by the current paradigm of the society of the information, stopping being the center of the knowledge to be the estimulador and advisor of new knowledge, learning with the student and sharing teaching / learning strategies.
Palavras-chave: a Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca (EMTBF)
Estudo de usuários
Projeto pedagógico escolar
Inclusão digital
Escolas públicas
Internet
Fontes de informação na internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14842
Data do documento: 18-Fev-2009
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMBP26062019.pdf537,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons