Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14842
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso do computador e da internet como fonte de pesquisa no Laboratório de Informática da Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca - EMTBF
metadata.dc.creator: Polari, Cláudia Márcia Barros.
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Adolfo Júlio Porto de.
metadata.dc.description.resumo: Estudo desenvolvido com a finalidade descrever e analisar as práticas de pesquisa realizada no Laboratório de Informática da Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca – EMTBF à luz dos recursos pedagógicos disponíveis na Rede Mundial de Computadores - (INTERNET) mediante o desenvolvimento dos trabalhos escolares dos alunos do ensino médio e fundamental. Dada à natureza do processo de investigação, o método escolhido foi o estudo de caso, que segundo (GOODE, 1969 apud BRESSAN, 2000) trata-se de um tipo de análise qualitativa, cujo objetivo consiste em organizar dados sociais preservando o caráter unitário. Para a coleta dos dados fizemos uso de um questionário constituído de 08 (oito) questões, sendo duas abertas, duas fechadas e quatro de múltipla escolha. As análises dos dados revelaram a necessidade dos professores buscarem novas metodologias de ensino e fontes de conhecimentos na área, passando adotar uma nova postura frente às dificuldades e barreiras impostas pelo atual paradigma da sociedade da informação, deixando de ser o centro do saber para ser o estimulador e orientador de novos conhecimentos, aprendendo junto com o aluno e compartilhando estratégias de ensino/aprendizagem.
Abstract: Study developed with the purpose to describe and to analyze the research practices accomplished at the Laboratory of Computer science of the Municipal School Tharcila Barbosa of France. EMTBF to the light of the available pedagogic resources in the World Net of Computers - (INTERNET) by the development of the students' of the medium and fundamental teaching school works. Given to the nature of the investigation process, the chosen method was the case study, that as (GOODE, 1969 apud BRESSAN, 2000) it is a type of qualitative analysis, whose objective consists of organizing social data preserving the unitary character. For the collection of the data we made use of a constituted questionnaire of 08 (eight) subjects, being two open, two closed and four of multiple choice. The analyses of the data revealed the teachers' need to look for new teaching methodologies and sources of knowledge in the area, passing to adopt a new posture front to the difficulties and barriers imposed by the current paradigm of the society of the information, stopping being the center of the knowledge to be the estimulador and advisor of new knowledge, learning with the student and sharing teaching / learning strategies.
Keywords: a Escola Municipal Tharcila Barbosa da Franca (EMTBF)
Estudo de usuários
Projeto pedagógico escolar
Inclusão digital
Escolas públicas
Internet
Fontes de informação na internet
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14842
Issue Date: 18-Feb-2009
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMBP26062019.pdf537,37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons