Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTargino, Vanusa Diniz-
dc.date.accessioned2019-06-27T17:09:56Z-
dc.date.available2019-06-27-
dc.date.available2019-06-27T17:09:56Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14854-
dc.description.abstractIn our research, we seek to perceive the cultural identity of those who make and live the culture, who transforms and strengthens these cultural manifestations, having as its main focus the individual, the indispensable element to cultural groups, the master. We chose to tell the story of the Benedito family, analyzing the relationship with the culture of Cabedelo, we looked for answers about how was the performance of the masters Benedito and Domerina in the cultural life of Cabedelo, as the relation of these masters with the popular culture and how the profile of a master. In order to base our studies, we sought to know the conceptions of culture through the debate on Cultural History in Peter Burke (2008), we worked on the concept of memory through the studies of Le Goff (1990) and Bosi (1994), who guided us by the memory paths of our collaborators in the research. These narratives, elaborated from memory on the life of the masters Benedito and Domerina, helped to construct a biographical account based on the conceptions of Priore (2009), Avelar and Schmidt (2012). We use the methodology of Oral history, through the conceptions of Meihy and Holland (2015). The work is structured in three chapters: the first chapter focuses on the city, the place of action of cultural groups, already in the second chapter we present the individual, the one who lived the culture in their daily lives, the masters of culture, and for the third chapter, to present the relation of the individual with the popular culture. Finally, we came to the final considerations, where we observed that the participation in the organization of the various cultural groups and the dedication to the local culture were decisive for the recognition of the masters as important figures in the cultural history of the city.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-27T17:09:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6517677 bytes, checksum: 5d3ff317caedfc23d57e8fdae095ff3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-27T17:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6517677 bytes, checksum: 5d3ff317caedfc23d57e8fdae095ff3e (MD5) Previous issue date: 2018-09-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória social da culturapt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectHistória da Paraíbapt_BR
dc.subjectSocial history of culturept_BR
dc.subjectHistory of Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Paraíbapt_BR
dc.titleMemória e tradição ao som do Zabumba e do Ganzá: a família Benedito e a relação com a cultura popular de Cabedelo-PB (1952 - 2013)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Flores, Elio Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339690499643152pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035831475188206pt_BR
dc.description.resumoEm nossa pesquisa buscamos perceber a identidade cultural de quem faz e vive a cultura popular, de quem transforma e fortalece essas manifestações culturais, tendo como foco principal o indivíduo, o elemento indispensável aos grupos culturais, o mestre. Optamos por contar a história da família Benedito, analisando a relação com a cultura de Cabedelo, buscamos respostas sobre como era a atuação dos mestres Benedito e Domerina na vida cultural de Cabedelo, qual a relação desses mestres com a cultura popular. Com o intuito de fundamentar nossos estudos buscamos conhecer as concepções de cultura através do debater sobre História Cultural em Peter Burke (2008), trabalhamos o conceito de memória por meio dos estudos de Le Goff (1990) e Bosi (1994), que nos guiaram pelos caminhos da memória de nossos colaboradores na pesquisa. Essas narrativas, elaboradas a partir da memória sobre a vida dos mestres Benedito e Domerina, ajudaram a construir um relato biográfico fundamentado nas concepções de Priore (2009), Avelar e Schmidt (2012). Utilizamos a metodologia da história Oral, através de Meihy e Holanda (2015). O trabalho está estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo tem como ponto central a cidade, o lugar de atuação dos grupos culturais, já no segundo capítulo apresentamos o indivíduo, aquele que vivi a cultura em seu cotidiano, os mestres de cultura, e para o terceiro capítulo, apresentar a relação do indivíduo com a cultura popular. Por fim, chegamos as considerações finais, onde observamos que a participação na organização dos diversos grupos culturais e a dedicação para com a cultura local, foram determinantes para o reconhecimento dos mestres como figuras importantes na história cultural da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons