Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14877
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso do recurso audiovisual para o ensino de matemática: uma experiência com probabilidade no segundo ano de ensino médio
metadata.dc.creator: Dias, Blucilhã do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou promover uma experiência prático-reflexiva com o uso de recursos audiovisuais para o ensino de probabilidades, em uma turma de Matemática do 2º ano do Ensino Médio, na EEEFM Profº Luis de Azevedo Soares, na cidade de Santa Rita/PB. Para isto, nos apropriamos da Pedagogia Crítica da Visualidade (PCV) (CARLOS, 2010; 2015) no sentido de produzir um diálogo capaz de refletirmos criticamente sobre a concepção tradicional de educação (MIZUKAMI, 1986) que coexiste com outras concepções, no cotidiano escolar. Em diálogo, entre o construtivismo e a PCV, promovemos uma experiência que deslocou o eixo do polo professor/saber para o polo educando/saber. Demos atenção aos discentes e ao seu papel fundamental em seu próprio processo de aprendizagem. A experiência consistiu da elaboração de uma aula sobre probabilidades, utilizando como recurso audiovisual o episódio I da série japonesa Kakegurui. Após a exposição e a recriação de uma das cenas, o lúdico se mostrou importante e enriquecedor para o desenvolvimento da aula, evidenciando o caráter social e mediador do conhecimento, próprio das imagens visuais. Em todo o momento da aula experimental foi tomado como prioridade o diálogo com os alunos e a relação entre o vídeo, o jogo e o conteúdo. Em meio a essa tríade foi possível provocar uma reflexão entre os alunos, no sentido de criar as condições para uma construção gradativa de algumas noções da probabilidade como evento, espaço e o cálculo de probabilidades. A experiência com o uso do audiovisual sugere que os estudantes possam transitar do saber intuitivo à construção formal do conhecimento matemático.
Abstract: This work aimed to promote a practical-reflexive experience with the use of audiovisual resources for teaching probability in a Mathematics class of the 2nd year of High School, in the EEEFM Prof. Luis de Azevedo Soares, in the city of Santa Rita / PB. To this end, we appropriate the Critical Pedagogy of Visuality (CPV) (CARLOS, 2010, 2015) in order to produce a dialogue capable of reflecting critically on the traditional conception of education (MIZUKAMI, 1986) that coexists with other conceptions, in school daily routine. In dialogue, between constructivism and CPV, we promoted an experience that has shifted the axis of the teacher/knowledge pole towards the pole of student/knowledge. We paid attention to learners and their key role in their own learning process. The experiment consisted of the elaboration of a lesson on probabilities, using as an audiovisual resource the episode I of the Japanese series Kakegurui. After the exhibition and the re-creation of one of the scenes, playfulness proved to be important and enriching for the development of the class, evidencing the social and mediating character of knowledge, typical of visual images. At all times of the experimental class, the dialogue with students and the relationship between video, game and content were taken as a priority. In the midst of this triad it was possible to provoke reflection among the students and gradually build the notion of event, of sample space and of the calculation of probabilities. The experience with the use of audiovisual enabled students to move from intuitive knowledge to the formal construction of mathematical knowledge.
Keywords: Ensino de matemática
Pedagogia crítica da visualidade
Imagem audiovisual.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14877
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BND27062019.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.