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metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias pedagógicas para o ensino de botânica na educação básica
metadata.dc.creator: Moreira, Luiz Henrique Liberato
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar
metadata.dc.contributor.advisor2: Queiroz, Rubens Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: A Biologia agrega as diferentes áreas das ciências que estudam a vida, e nela a Botânica se insere encarregando-se pelo estudo dos vegetais, agrupando-os e classificando-os de acordo com os seus aspectos morfológicos, ecológicos e fisiológicos. A forma tradicional com a qual o professor de Biologia tem ministrado suas aulas representa um fator limitante na produção dos conhecimentos de Botânica no ensino médio. O ensino da Botânica tem se caracterizado como conteudista, sem a contextualização dos conceitos científicos. Nesse cenário, o professor é desafiado a adotar alternativas pedagógicas que contribuam para a construção de conhecimentos botânicos efetivos e que desperte nos estudantes o interesse a respeito dos vegetais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias metodológicas ativas como facilitadoras de aprendizagens no ensino de Botânica na Educação Básica e foi realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2017, com alunos de duas turmas do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública da cidade de João Pessoa - PB. A execução das atividades foi pautada na abordagem qualitativa da pesquisa. Como estratégia metodológica optou-se pela pesquisa-ação. A obtenção de dados se deu por meio de formulários de análise pedagógica; aplicação de questionários e realização de oficinas e estudos de campo. Foram feitos diagnósticos metodológicos por meio de observações e diagnósticos cognitivos pela aplicação de testes (pré-teste) que versaram sobre conteúdos de Botânica. Com base nos dados obtidos, foram planejadas e aplicadas as sequências didáticas mediadas por oficinas temáticas e estudo de campo. O processo avaliativo foi contínuo, mediador e diagnóstico por meio de pós- teste. Como resultados, foi possível apreender que, do ponto de vista cognitivo, os estudantes das duas turmas ao serem analisados por meio de pré-testes manifestaram-se com pouco conhecimento acerca dos conceitos botânicos, não se mostrarem interessados nos conteúdos básicos da disciplina (como conceitos, funções e formas das plantas), como também nos grupos vegetais do bioma local. Após o desenvolvimento de oficinas temáticas e estudos de campo em uma das turmas e, ao fazer uma análise comparativa dos pós-testes aplicados nas duas turmas, revelou-se que na turma submetida às estratégias dinâmicas de ensino, houve um avanço qualitativo de conhecimentos nos estudantes sob o aspecto conceitual e compreensão de conceitos vinculados ao seu cotidiano, além de se apresentarem interessados, buscando informações e apontando curiosidades acerca do papel das plantas para a vida e para o ambiente. O estudo revelou que a adoção de metodologias ativas para o ensino é uma opção pedagógica exitosa uma vez que promove o ensino contextualizado dos temas da Botânica, contribuindo para a compreensão dos conceitos básicos e o desenvolvimento de habilidades, despertando o prazer pelo estudo dos vegetais, o conhecimento e a valorização do cenário florístico no qual a escola se insere.
Abstract: Biology put together the different areas of the sciences that study the life, and so, the Botany is the area of the study of plants, grouping them and classifying them according to their morphological, ecological* and physiological aspects. The traditional approaches applied by the school teacher of Biology have been a limiting factor in the production of Botany knowledge in high school. The teaching of Botany has been characterized as a pure application of content, without bringing the contextualization of scientific concepts. In this scenario, the teacher is challenged to adopt pedagogical alternatives that contribute to the construction of effective botanical knowledge and that awakens in students the interest regarding plant biology. This work aimed to develop active methodological strategies as facilitators of learning in Botany in Basic Education and was conducted between August–December/2017, with students of two classes of the second year of high school, a public school of the city of João Pessoa - PB. The activities were performed based on the qualitative approach of the research. We used action research as methodological strategy. Data collection was done through pedagogical analysis forms; application of questionnaires, workshops and field studies. Observations and application of tests (pre-test) that treated about Botany contents were performed as methodological and cognitive diagnoses, respectively. Didactic sequences, thematic workshops and field study, were planned and applied based on the data obtained. The evaluation process was continuous, mediator and diagnosis with a posttest. As result, it was possible to notice that in the pre-tests, from the cognitive point of view, the students of the two classes presented showed little knowledge about botanical concepts, did not demonstrated interest in the basic contents of the lessons concepts, functions and forms of plants), as well as in the plant groups of the local biome. After the performance of thematic workshops and field studies in one of the classes and, by a comparative analysis of the post-tests applied in the two classes, it was observed that in the group submitted to the dynamic strategies of teaching, there was a qualitative increasing of knowledge in the students under the conceptual aspect and understanding of concepts linked to their daily life, in addition to being interested, seeking information and pointing out curiosities about the role of plants for life and the environment. The study revealed that the adoption of active methodologies for teaching is a successful pedagogical option since it promotes the contextualized teaching of Botany subjects, contributing to the understanding of basic concepts and the development of skills, arousing the pleasure of studying the plants, knowledge and appreciation of the floristic scenario in which the school is inserted.
Keywords: Botânica - Educação básica
Ensino-aprendizagem em biologia
Instrumentalização no ensino de botânica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14882
Issue Date: 14-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Biologia

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