Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Rossana Mendes-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:47:41Z-
dc.date.available2016-01-13-
dc.date.available2019-06-28T15:47:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14899-
dc.description.abstractThis work of completion is based on the old classroom in the Adult Education School in Moema Tinoco Cunha Lima Officials II located in the city of João Pessoa / PB. Interest in the subject was given from two times: first by having working for years as a senior companion, watching, listening to their stories and experiences be they good or bad, realizing their daily struggles, their behaviors, and dreams desires which have been realized and others that did not materialize. Had as general objective to analyze the process of formation of the elderly in the classroom in the School Moema Tinoco Cunha Lima - Officials II and specific objectives to identify the basic principles that drove out the classroom; Seek understanding about his motivation in going back to school with their current age and still analyze how they see themselves within the same classroom; Yet we see how the teachers / see in the classroom. The methodology was qualitative research being guided by this theoretical as Freire (1996) e (2005), Cortella (2008), Gadotti (2008) Richard (2008), documents how LDB, the Elderly and other; Accordingly identified that the educational context a different perspective regarding the old school is still necessary. The school structure as well as the methodology of teaching is still obsolete the new perspectives of the elderly and how it has been configured in this "new" world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-28T15:47:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMP13012016.pdf: 1282686 bytes, checksum: 4557049ddd0ce1e68da569be04a258a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-28T15:47:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMP13012016.pdf: 1282686 bytes, checksum: 4557049ddd0ce1e68da569be04a258a6 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO idoso na educação de jovens e adultos: um estudo na Escola Moema Tinoco Cunha Lima – Funcionários IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como base o idoso em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos na Escola Moema Tinoco Cunha Lima localizada nos Funcionários II no município de João Pessoa/PB. O interesse pelo tema deu-se a partir de dois momentos: primeiro pelo fato de ter trabalhando durante anos como acompanhante de idoso, o observando, ouvindo suas histórias e experiências fosse elas boas ou ruins, percebendo suas lutas diárias, seus comportamentos, sonhos e desejos os quais foram realizados e outros que não se concretizaram. Tivemos como objetivo geral Analisar o processo de formação do idoso em sala de aula na Escola Moema Tinoco Cunha Lima – Funcionários II e como objetivos específicos identificar os princípios base que os afastaram de sala de aula; Buscamos a compreensão sobre sua motivação no voltar a estudar com sua idade atual e ainda analisamos como eles mesmos se veem dentro da sala de aula; Ainda verificamos como os docentes os/as veem em sala de aula. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa sendo essa pautadas em teórico como Freire (1996) e (2005), Pimenta (2005), Cortella (2008), Gadotti (2008) Richard (2008), documentos como LDB, Estatuto do Idoso entre outros. Nesse sentido, identificamos que no âmbito educacional ainda é necessário um olhar diferenciado no tocante ao idoso na escola. A estrutura escolar como também a metodologia de ensino ainda continua obsoleto as novas perspectivas do idoso e de como o mesmo tem se configurado nesse “novo” mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMP13012016.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons