Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14904
metadata.dc.type: TCC
Title: Um olhar antropológico sobre o comportamento de usuários da rede social “Facebook” e as novas formas de sociabilidade
metadata.dc.creator: Araújo, Luciana Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Lara Santos de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão antropológica sobre o fator humano na Rede de Relacionamento Social FACEBOOK, assim como, estudar as relações sociais mediadas por computador. As novas tecnologias de informação e comunicação trazem consigo benefícios e desafios para a sociedade contemporânea. A partir da metodologia da etnografia, esta pesquisa se propõe a entender o comportamento social e simbólico que define o usuário que utiliza o Facebook. Assim, o interesse desta pesquisa é procurar saber o que estes sujeitos sociais buscam nesse universo virtual, muitas vezes paralelo ao real, e expor as mudanças sociais e culturais apresentadas em seguida ao desenvolvimento do ciberespaço. A pesquisa inicial começou a cerca de um ano e foi de cunho exploratório não participante. A opção metodológica da pesquisa foi então definida como a netnografia, com a finalidade de demonstrar um espaço livre para descrever a satisfação/insatisfação da decisão de uso de usuários do Facebook, além de procurar identificar e interpretar a adoção e aceitabilidade do assunto abordado.
Abstract: This paper aims to present an anthropological view of human factor in Relationship FACEBOOK Social Network, as well as the study of computer-mediated social relations. The new information and communication technologies bring with them benefits and challenges to contemporary society. From netnography methodology, this research aims to understand the social and symbolic in that it uses the user is inserted Facebook behavior. Thus, my research interest is what social individuals seeking this virtual universe, often parallel to the real and expose the social and cultural changes made following the development of cyberspace. The initial research was not a participant exploratory, started about a year. The methodological approach of the research was then defined as netnography, with the purpose of demonstrating one free to describe the satisfaction / dissatisfaction of the decision to use space, and seek to identify and interpret the adoption and acceptance of the subject matter covered.
Keywords: Redes sociais online
Facebook (Rede social online)
Interação social
Online social networks
Facebook (Online social network)
Social interaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14904
Issue Date: 11-Nov-2014
Appears in Collections:TCC - Antropologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSA11112014.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons