Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eduardo José dos-
dc.date.accessioned2019-07-02T16:12:32Z-
dc.date.available2019-07-02-
dc.date.available2019-07-02T16:12:32Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14943-
dc.description.abstractThe present research aims to reflect on the teaching and learning process of mathematics, considering the context and previous knowledge of the students of Youth and Adult Education (EJA). Fonseca (2012), D 'Ambrósio (1990, 2005), among other authors and official documents, were used as the theoretical basis. The research was carried out with 5 teachers from two schools of the state education network of a city in the interior of Pernambuco, who work or have already worked with the EJA modality. The research methodology was classified as descriptive using a qualitative and quantitative approach. For this we use as a research instrument a questionnaire with closed and open questions. The profiles of the teachers studied were: all were male; below 51 years of age; with at least graduation and a relative amount of experience. The result of the study showed the greater need for investment in the initial and continuing training of mathematics teachers to work in the EJA, which did not make it impossible for the interviewed teachers to show sensitivity to develop a teaching and learning process considering and valuing the previous knowledge of the during class.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-07-02T16:12:32Z No. of bitstreams: 1 EJS02072019.pdf: 1052196 bytes, checksum: 579e3698f97d0e1eebd69b8504dfecaa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-02T16:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EJS02072019.pdf: 1052196 bytes, checksum: 579e3698f97d0e1eebd69b8504dfecaa (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.titleO ensino de matemática na educação de jovens e adultos: um estudo em duas escolas da rede estadual de Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática, considerando o contexto e conhecimentos prévios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram usados como base teóricas Fonseca (2012), D’ Ambrósio (1990, 2005), dentre outros autores e documentos oficiais. A pesquisa foi realizada com 5 professores de duas escolas da rede estadual de ensino de uma cidade do interior de Pernambuco, que trabalha ou já trabalharam com a modalidade da EJA. A metodologia da pesquisa foi classificada como descritiva usando uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para isso utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário com questões fechadas e abertas. Os perfis dos docentes pesquisados: foram todos do sexo masculino; abaixo de 51 anos de idade; com no mínimo graduação e um relativo tempo de experiência. O resultado do estudo demostrou a necessidade maior de investimento na formação inicial e continuada de professores de matemática para atuarem na EJA, o que não inviabilizou que os professores entrevistados demostrassem sensíveis para desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem considerando e valorizando o conhecimento prévio dos seus alunos durante as aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EJS02072019.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.