Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14973
metadata.dc.type: TCC
Title: Influência da hora do dia e do cronotipo nos processos mnemônicos e de aprendizagem
metadata.dc.creator: Marinho, Pedro Emmílio de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Flávio Freitas
metadata.dc.description.resumo: A Educação é um processo complexo, no qual se articulam elementos de ordem biológica, histórica, psicológica, afetiva e social. Um aspecto importante da dinâmica organizacional da escola que tem ganhado atenção nos últimos tempos é a organização temporal de suas atividades. Isso porque estudos têm demonstrado a influência do sono, da hora do dia e do cronotipo dos indivíduos no processo de aprendizagem. Baseado nisso, esse trabalho tem como objetivo contribuir para a temática da modulação circadiana nos processos mnemônicos e de aprendizagem. Através do processo de revisão de literatura especializada, foi possível perceber que a aprendizagem e a memória são consideravelmente moduladas pelos ritmos circadianos. Especialmente o cronotipo de cada indivíduo oportuniza fases do dia mais adequadas ao aprendizado e a consolidação da memória. Além disso, os jovens humanos tendem à vespertinidade e, quando os horários escolares não estão sincronizados os diferentes cronotipos, podem ocorrer prejuízos ao processo de aprendizagem e sucesso escolar. Análises de experiências que modificaram a dinâmica temporal da escola mostram benefícios aos alunos, indicando uma necessidade de rever os horários de atividade da escola.
Abstract: Education is a complex process, in which biological, historical, psychological, affective and social elements are articulated. An important aspect of the school dynamics that has gained attention in recent times is the temporal organization of its activities. This is because some studies have demonstrated the influence of sleep, time of day and chronotype of individuals in the learning process. Based on that, this study aims to contribute to the theme of circadian modulation in mnemonic and learning processes. Through the process of reviewing specialized literature, it was possible to perceive that learning and memory are considerably modulated by the circadian rhythms. Especially the chronotype of each individual allows phases of the day more suitable for learning and memory consolidation. In addition, young humans tend to express more late chronotype and, when school schedules are not synchronized with different chronotypes, impairments may occur in the learning process and school success. Analyzes of experiences that modified the time dynamics of the school show benefits to the students, indicating a need to review the school's activity schedules.
Keywords: Aprendizagem
Memória
Modulação circadiana
Cronotipo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14973
Issue Date: 7-May-2019
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PELM03072019.pdf471,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.