Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14983
metadata.dc.type: TCC
Title: Ensino de botânica: metodologia para o estudo das Angiospermas no fundamental II
metadata.dc.creator: Costa, Pietra Rolim Alencar Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Rivete Silva de
metadata.dc.description.resumo: Planejar o processo de ensino aprendizagem responde ao objetivo do tipo de cidadão que se pretende formar, tendo como panorama o corpo social que o aluno pertence. Os conhecimentos resultantes de construções pessoais fora do ambiente escolar sobre os diversos fenômenos emergem na sala de aula e podem se estender para os diversos conteúdos, inclusive os biológicos, que estão intimamente presentes na rotina das pessoas. Dentre estes, a botânica tem sido alvo de desestima e reflete um comportamento habitual das pessoas de um modo geral, definido por Wandersee e Schussler como Cegueira Botânica caracterizada pela ausência de habilidade de ver ou perceber as plantas no próprio ambiente. Por conseguinte, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a aprendizagem de botânica com uma turma de 7º ano do ensino fundamental, por meio da investigação e relação com o cotidiano do aluno. Para isso, esta pesquisa caracteriza-se por pesquisa-ação, utilizando uma combinação entre os métodos qualitativo e quantitativo. Foi aplicado um pré-teste antes de ministrar as sequências didáticas e um pós-teste 35 dias após a realização das mesmas. As sequências didáticas totalizaram em cinco ao todo, desenvolvidas no período de abril a maio de 2018. Pôde-se observar que as intervenções realizadas sob a concepção de um ensino mais prático com presença de elementos do cotidiano do aluno, além de exploração de espaços extra sala de aula, como o pátio da escola, são eficientes no estímulo e contribuições significativas à aprendizagem do mundo vegetal. Estes resultados puderam ser obtidos através das apreensões observadas no pós-teste, que revelaram uma diferença bastante considerável das respostas em relação ao pré-teste, além da própria vivência durante o percurso do trabalho.
Abstract: To plan the process of teaching learning responds to the objective of the type of citizen that one intends to form, having as panorama the social body that the student belongs. The knowledge resulting from personal constructions outside the school environment about the various phenomena emerge in the classroom and can extend to the diverse contents, including the biological ones that are closely present in the routine of the people. Among these, botany has been discarded and reflects a habitual behavior of the people in general, defined by Wander see and Schuster as Botanic Blindness characterized by the absence of ability to see or perceive the plants in the environment itself. Therefore, the objective of the present work was to evaluate the learning of botany with a 7th grade elementary school class, through research and relationship with the daily life of the student. For this, this research is characterized by action research, using a combination of qualitative and quantitative methods. A pre-test was applied prior to delivery of the didactic sequences and a post-test 35 days after completion. The didactic sequences totaled five in all, developed from April to May 2018. It could be observed that the interventions carried out under the conception of a more practical teaching with presence of elements of the student's daily life, besides the exploration of extra spaces classroom, as the school yard, are efficient in stimulating and meaningful contributions to the learning of the plant world. These results could be obtained through the apprehensions observed in the post-test, which revealed a considerable difference of the responses in relation to the pre-test, besides the actual experience during the course of the work.
Keywords: Ensino de ciências
Botânica
Aprendizagem no cotidiano - Mundo vegetal
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14983
Issue Date: 21-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRAMC04072019.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.