Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15011| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Relação entre a regulação emocional Up-Regulation e Down Regulation em uma tarefa atencional com distratores emocionais |
| Autor(es): | Neves, Jayston W. J. Soares |
| Primeiro Orientador: | Galdino , Melyssa Kellyane Cavalcanti |
| Primeiro Coorientador: | Alves, Nelson Torro |
| Resumo: | A demanda atencional a estímulos visuais pode alterar o impacto emocional de uma situação, assim como estímulos visuais emocionais podem interferir na atenção. Muitos fatores podem influenciar nessa interação, entre eles, a regulação emocional. O objetivo deste estudo foi investigar se estímulos emocionais distratores são capazes de interferir na realização de tarefas com alto engajamento atencional. Para tanto foram realizados testes de discriminação na orientação entre duas barras apresentadas bilateralmente na periferia do campo visual (orientação igual ou diferente) cujo grau de dificuldade dependia da diferença de orientação das mesmas. Simultaneamente era apresentada uma figura central de cunho emocional neutro ou negativo entre as barras, e uma tarefa de julgamento da valência (neutras ou negativas). As tarefas foram randomizadas em sua ordem de apresentação. Utilizou-se ainda o Emotion Regulation Profile – Br para avaliação do modo predominante de regulação emocional. Caracterizou-se como de natureza descritiva, comparativo, correlacional, transversal de investigação ex post facto. Os participantes (n=135) responderam aos instrumentos de inclusão e exclusão para o estudo: questionário sócio demográfico, o Inventário de Beck para depressão (BDI-II) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Os resultados indicaram que os estímulos distratores emocionais negativos influenciaram a média da taxa de acertos na tarefa mais difícil, que exigia maior engajamento atencional no julgamento de valência. Os dados sugerem que estímulos emocionais são privilegiados na disputa por recursos de atenção. |
| Abstract: | The attentional demand for visual stimuli can alter the emotional impact of a situation, just as emotional visual stimuli can interfere with attention. Many factors may influence this interaction, among them, emotional regulation. The objective of this study was to investigate whether distracting emotional stimuli are capable of interfering in the performance of tasks with high attention engagement. In order to do so, discrimination tests were carried out in the orientation between two bars presented bilaterally in the periphery of the visual field (equal or different orientation), whose degree of difficulty depended on the difference in orientation of the same. At the same time, a neutral or negative emotional central figure was presented between the bars, and a valence judgment task (neutral or negative). Tasks were randomized in their order of presentation. Emotion Regulation Profile - Br was also used to evaluate the predominant mode of emotional regulation. It was characterized as descriptive, comparative, correlational, transversal nature of ex post facto research. Participants (n = 135) responded to the inclusion and exclusion tools for the study: socio-demographic questionnaire, Beck Inventory for Depression (BDI-II) and Beck Anxiety Inventory (BAI). The results indicated that the negative emotional distractor stimuli influenced the average hit rate in the most difficult task, which required a greater attentional engagement in the valence judgment. The data suggest that emotional stimuli are privileged in the dispute for attention resources. |
| Palavras-chave: | Regulação Emocional Atenção Estímulo emocionais Emotional Regulation Attention Emotional stimulus Estímulos emocionais Estímulos visuais Atenção - Tarefas atencionais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15011 |
| Data do documento: | 28-Set-2018 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivototal | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
