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metadata.dc.type: TCC
Title: O câncer e sua prevenção: percepção de discentes do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Caetano, Louise Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Abílio, Francisco José Pegado
metadata.dc.description.resumo: O câncer é um conjunto de doenças que apresentam como característica a proliferação exacerbada das células, sendo a segunda doença que mais mata em todo mundo. Cabe ao profissional de saúde informar o público sobre os riscos do câncer, do que se trata a doença, além de orientá-los acerca de medidas preventivas contra o câncer. Porém, ao analisar as grades curriculares de diversos cursos de Medicina no país e no mundo, constata -se que a falta de disciplinas obrigatórias de Oncologia ainda é grande, enfraquecendo assim o conhecimento dos discentes sobre a temática. Diante disto, objetivou-se diagnosticar o perfil dos discentes do Curso de Medicina da UFPB quanto ao conhecimento destes sobre o câncer e sua prevenção, a fim de identificar o perfil dos mesmos nos mais variados aspectos, como causas, tratamento, diagnóstico; avaliar se a falta de disciplinas obrigatórias contribui para o nível de conhecimento dos discentes; e conhecer os estilos de vida adotados pelos discentes do Curso de Medicina. Foram utilizados como pressupostos teórico-metodológicos a Pesquisa Qualitativa, exploratória descritiva. Também foram utilizados elementos quantitativos como a técnica de análise de dados. A pesquisa foi realizada com discentes do Curso de Medicina da UFPB, contanto com 77 participantes do segundo ao oitavo período do curso. Os dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado e após a realização da coleta destes, os mesmos foram tabulados em uma planilha do Excel e posteriormente tratados no R Studio e os gráficos elaborados no GraphPad Prism 6. Foi possível observar que grande parte dos discentes apresentam uma percepção bastante razoável no que diz respeito a Biologia do Câncer. No que compete a Oncologia clínica, os discentes demonstraram um conhecimento satisfatório em relação a diversos tipos de cânceres. Quando analisados os hábitos de vida, os discentes, em sua totalidade, apresentam hábitos inadequados, apesar de reconhecerem que estilos de vida saudáveis são essenciais para a prevenção do câncer. Sendo assim, conclui -se que, quanto ao conhecimento propagado durante a formação dos futuros médicos na UFPB, o mesmo ainda é muito básico, levantando o questionamento acerca da importância de disciplinas obrigatórias que possam suprir as necessidades básicas dos discentes quanto ao conhecimento sobre Oncologia. Também foi possível concluir que mesmo tendo o conhecimento sobre os hábitos corretos a serem adotados, os discentes não põem os mesmos em prática, possivelmente pela rotina que adotam enquanto graduandos.
Abstract: Cancer is a set of diseases that feature the exacerbated proliferation of cells, being the second most killing disease in the world. It is up to the health professional to inform the public about the risks of cancer, what the disease is about, and to guide them about preventive measures against cancer. However, when analyzing the curricular grids of various medical courses in the country and in the world, it appears that the lack of mandatory disciplines of oncolo gy is still large, thus weakening the knowledge of the students on the theme. Therefore, the objective of this study was to diagnose the profile of students of the UFPB Medical course regarding their knowledge about cancer and its prevention, in order to identify the profile of these patients in various aspects, such as causes, treatment, diagnosis; Assess whether the lack of mandatory disciplines contributes to the level of knowledge of students; And know the lifestyles adopted by the students of the medical course. Descriptive exploratory qualitative research was used as theoretical-methodological assumptions. Quantitative elements were also used as the data analysis technique. The study was conducted with students of the UFPB Medical course, with 77 participants from the second to the eighth period of the course. The data were obtained through a semi-structured questionnaire and after the collection of these, they were tabulated in an Excel spreadsheet and subsequently treated in R Studio and the graphs el aborated in GraphPad Prism 6. It was possible to observe that most students have a very reasonable perception regarding cancer biology. With regard to clinical oncology, the students demonstrated satisfactory knowledge regarding various types of cancers. When analyzing the life habits, the students, in their entirety, present inadequate habits, although they recognize that healthy lifestyles are essential for the prevention of cancer. Thus, it is concluded that, as for the knowledge propagated during the formation of future physicians in the UFPB, the same is still very basic, raising the question about the importance of mandatory disciplines that can meet the basic needs Students ' knowledge about oncology. It was also possible to conclude that even having the knowledge about the correct habits to be adopted, the students do not put them into practice, possibly by the routine they adopt as undergraduate students.
Keywords: Saúde e educação
Ensino de oncologia
Neoplasia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15041
Issue Date: 12-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Biologia

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