Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15046
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise da avaliação da aprendizagem na disciplina de química em duas escolas da Paraíba
metadata.dc.creator: Farias, Fellipe Freire Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Weber, Karen Cacilda
metadata.dc.description.resumo: Como um dos grandes pilares do processo ensino-aprendizagem, o estudo constante da avaliação e seus objetivos podem trazer melhorias significativas em sua eficácia no contexto escolar. Neste âmbito, a seguinte pesquisa, de caráter qualitativo, buscou caracterizar as particularidades de como a avaliação é aplicada e compreendida pelos professores de química do ensino médio de escolas públicas da Paraíba, abordando algumas das concepções que permeiam os processos de avaliação da aprendizagem. A coleta de dados consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas com seis professores voluntários de química, atuantes em escolas da rede pública estadual. Para a análise dos dados, recorremos a vários estudos que discutem a prática de avaliação na escola com enfoque na Química, como as reflexões feitas por Ramos e Moraes (2011), Chueiri (2008) e Werneck (2002). Este trabalho ocasionou uma consideração de como cada professor relaciona a avaliação no seu cotidiano escolar, na pesquisa observou-se que todos os professores usam instrumentos avaliativos que vão além das corriqueiras provas, e que os professores atentam a preparar o estudante para futuras avaliações. Foi ressaltado também que há carência dos estudantes em disciplinas básicas como português e matemática, e que os professores sentem dificuldades para elaborar e pôr em prática instrumentos avaliativos, além de problematizar instrumentos disponibilizados pelo governo, como o aplicativo STUDOS e a plataforma online, Saber. Essa análise periódica é importante, pois nos permite compreender a relação entre o professor, a avaliação e o conhecimento escolar, e, consequentemente, nos dão alicerces na compreensão do desempenho profissional no ensino de Química.
Abstract: As one of the great pillars of the teaching-learning process, the constant study of evaluation and its objectives could bring significant improvements on its effectiveness in the scholar context. In this context, the following qualitative research sought to characterize the particularities of how the evaluation is applied and understood by High School Chemistry teachers of public schools of Paraíba, addressing some of the conceptions that permeate the processes of educational evaluation. Data collection consisted on semistructured individual interviews with six volunteers chemistry teachers, working in the public education in the state. For the analysis of the data, we have used several studies that discuss the practice of evaluation in school with focus in Chemistry, as the reflections made by Ramos and Moraes (2011), Chueiri (2008) and Werneck (2002). This work has given rise to a consideration of how each teacher relates the evaluation in their daily school life, in the research was observed that all teachers use evaluations instruments that go beyond the usual tests, and that the teachers try to prepare the students for future evaluations. It was also pointed out that there is a shortage of students in basic subjects such as portuguese and mathematics, and that teachers find it difficult to elaborate and implement evaluative instruments, as well as to problematize instruments provided by the government, such as the STUDOS app and the Saber website. Conducting this analysis of evaluation is important, since it allows us to understand the relation between the teacher, the evaluation and the scholastic knowledge, and consequently it gives us a foundation in the understanding of the professional performance in Chemistry teaching.
Keywords: Ensino-aprendizagem em química
Avaliação da aprendizagem em química
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15046
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFSF11072019.pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.